Damasco quer tirar vantagem do combate ao Estado Islâmico

A mudança de cenário é evidente. Há pouco mais de um ano, em represália ao bombardeio de gás sarin nos subúrbios de Damasco, os Estados Unidos e a França se preparavam para atacar o regime sírio. Bashar al-Assad, acuado, só havia conseguido se restabelecer graças a uma iniciativa diplomática de última hora de seu aliado russo, que envolvia o desmantelamento de seu arsenal químico. Hoje, esgotados por três anos e meio de guerra civil, o ditador sírio e seus opositores estão assistindo impotentes a uma intervenção de americanos e franceses – com a adesão de seus aliados árabes – desta vez bem real, dirigida contra seu inimigo comum, o EI (Estado Islâmico).

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Estado Islâmico é um fenômeno recente, mas com raízes históricas

Nos últimos anos, houve um aumento dramático de um aparentemente novo tipo de Estado: o Estado islâmico rebelde. O Boko Haram no Oeste da África, o Shabab no Leste da África, o Emirado Islâmico no Cáucaso e, é claro, o Estado Islâmico no Oriente Médio. Movimentos esses que, não apenas pedem por uma guerra santa contra o Ocidente, mas também usam seus recursos para construir teocracias.

Vídeo mostra integrante de partido fascista grego ensinando saudação nazista a crianças

Quatro vídeos têm circulado há alguns dias na Grécia, onde é possível ouvir Christos Pappas, o vice-líder do partido neonazista Aurora Dourada, ensinando a saudação nazista a crianças pequenas.

Moscou quer limitar propriedade estrangeira dos veículos de imprensa

Invocando a segurança nacional da Rússia, a Duma (Câmara baixa do Parlamento) começou a legislar nesta semana para limitar a participação estrangeira nos meios de comunicação do país. Na terça-feira (23), a Duma votou a favor de emendas de leis que reduzirão a 20% a participação máxima de estrangeiros na propriedade dos meios de comunicação na Rússia, independentemente de seu tipo e especialidade. Atualmente, os estrangeiros podem ser proprietários de até 50% de emissoras de rádio e redes de televisão e não têm limitações no que se refere à imprensa escrita.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ucrânia parece menos livre do domínio de Moscou do que nunca

Foram prometidas amplas mudanças para os ucranianos nos sete meses desde que sua revolta coletiva expulsou o último presidente de sua mansão.

Ameaça do Estado Islâmico atenua antiga rivalidade entre Irã e Arábia Saudita

Os ministros das Relações Exteriores do e Irã e da Arábia Saudita se reuniram em Nova York no domingo (21) à noite. Seu encontro é apenas mais um dos muitos que ocorrem às margens da Assembleia Geral da ONU. Mohamad Javad Zarif e o príncipe Saud al Faisal representam as duas potências regionais cuja rivalidade bloqueia a solução da maioria dos conflitos no Oriente Médio. Agora ambos os países enfrentam a ameaça compartilhada do EI (Estado Islâmico). Talvez não seja suficiente para reverter décadas de desconfiança, mas pode ser um primeiro passo para reduzir a tensão.

Coalizão contra o Estado Islâmico desperta receio e esperança na Síria

O comandante das forças rebeldes sírias enfrenta dificuldades há dois anos até para obter munição para os rifles de seus homens e para alimentá-los, enquanto busca tomar território das forças armadas do presidente Bashar Assad, recebendo apenas pequenas e erráticas ajudas externas.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

O "Domingo Espetacular" acompanhou de perto a modernização das Forças Armadas Brasileiras

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

"Eles sabem exatamente o que estão fazendo", diz político iraquiano sobre Estado Islâmico

Ahmad Chalabi
O político iraquiano Ahmad Chalabi desempenhou um papel infame ao estimular a invasão norte-americana em seu país em 2003. Em entrevista à Spiegel, ele falou sobre a ascensão do Estado Islâmico, por que o Ocidente julgou mal os jihadistas e se é chegado o momento de cooperar com Assad.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Rússia deve iniciar a construção do 6º submarino estratégico da classe Borei em dezembro

A construção do 6º submarino estratégico russo da classe Borei deve começar em dezembro próximo, disse nessa sexta-feira (19) o estaleiro Sevmash.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Primeiro submarino "invisível" da classe Varshavyanka já presta serviço à Frota russa do Mar Negro

Cerimônia de comissionamento do submarino B-261 Novorossiisk em agosto de 2014
O primeiro submarino russo da classe Varshavyanka, o Novorossiisk, acaba de entrar em serviço da Frota do Mar Negro, informou o serviço de imprensa do Distrito Militar do Sul.

Putin colhe nas urnas regionais os frutos de seu viés nacionalista

Candidatos próximos do Kremlin conseguem 29 dos 30 postos de governador

Montado na onda de popularidade do presidente Vladimir Putin, disparada depois de sua intervenção na Ucrânia, seu partido, o Rússia Unida, conseguiu resultados avassaladores nas diversas eleições regionais realizadas no domingo (14) no país. Os resultados das eleições para governador em 30 províncias e para assembleias legislativas em 14 entidades federadas na Rússia, onde também se realizam eleições locais em 84 das 85 regiões, representam uma confirmação do governo quando este passa por momentos difíceis devido às sanções do Ocidente por seu apoio aos separatistas da Ucrânia.

Governo dos EUA combate alertas de entrada do Estado Islâmico pelo México

Militantes do EI (Estado Islâmico) foram para o México e estão a poucos quilômetros dos Estados Unidos. Eles pretendem atravessar a fronteira e "logo" farão ataques com carros-bomba. E a ameaça é tão real que agentes policiais federais foram colocados em estado de alerta elevado e uma base militar americana perto da fronteira aumentou seu nível de segurança.

Independência da Escócia pode gerar uma crise econômica na Inglaterra

No lado dos escoceses pró-independência, uma questão costuma ser recorrente nas conversas: "então por que Londres faz tanta questão de nós?" A pergunta não é somente retórica.

Japão quer virada política de segurança baseada em 'ameaça chinesa'

Shinzo Abe, premiê japonês
Não há um dia em que a imprensa japonesa não repercuta as novas "intrusões" chinesas nas ilhas Senkaku, cuja soberania os dois países disputam, ou nas águas que cercam o minúsculo rochedo de Okinotorishima, perto de Taiwan.

Conflito em Gaza era desnecessário e reabilitou um Hamas sitiado

Outra rodada de violência terminou na Terra Santa. Mais de 2.100 palestinos, a maioria deles civis e muitos deles crianças, foram mortos. Mais de 70 israelenses estão mortos. A grama, na pavorosa metáfora israelense, foi cortada (e não começará a crescer novamente). O Hamas, através de sua resistência, melhorou sua reputação entre os palestinos. Israel está mais irritado. Ninguém ficou melhor.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Crimeia vive vazio jurídico que prejudica empresas e agricultores

Sobre a península da Crimeia, anexada pela Rússia, acumulam-se os problemas, desde o transporte de passageiros e bens de consumo ao fornecimento de água e eletricidade. As dificuldades surgem em uma situação de vazio jurídico, entre uma legislação, a ucraniana, que não se aplica mais e outra, a russa, à qual a Crimeia ainda não se adaptou.

Apesar do acordo com o Fatah, Hamas administra sozinho a faixa de Gaza

Comício do Hamas em Gaza
Encoberto por cortinas espessas e escuras, o escritório lembra um acampamento entrincheirado. Abdallah Abu-Samhadana, com ar abatido, está sentado ao lado de um grande retrato de Mahmoud Abbas. Nomeado pelo presidente palestino em julho, às vésperas da guerra, ao posto de governador da região de Deir al-Balah, no centro do estreito enclave, o oficial do Fatah tem passado seus dias ocioso, em sua casa em Gaza.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Preocupada com avanços russos, Otan entra oficialmente na ciberguerra

Em seu programa para o reforço da defesa da Europa diante de uma possível invasão vinda do leste, aprovado na última semana durante a cúpula no País de Gales, a Otan (Organização para o Tratado do Atlântico Norte) incluiu pela primeira vez um capítulo sobre "ciberguerra", chamado de "política de ciberdefesa reforçada", que visa proteger melhor as redes de computadores de seus integrantes.

Expansionismo russo e sanções abalam o Leste Europeu

Manifestações, tensões étnicas, lembranças de um passado feroz... A guerra na Ucrânia e os atritos entre Moscou e Bruxelas marcam o ano no Leste Europeu. A região compartilha a preocupação diante de cortes de combustível e o fechamento da fronteira russa para suas exportações; entretanto, em cada país a crise gera problemas diferentes.

Ex-soldados alemães se juntam à causa islamita no Iraque

A Alemanha apresentou no domingo a lista de armas que planeja enviar aos curdos no norte do Iraque. Algumas delas, contudo, podem acabar sendo usadas contra ex-soldados alemães. A Spiegel recebeu a informação de que 20 antigos soldados do Bundeswehr se juntaram aos jihadistas na região.

Plano dos EUA para destruir Estado Islâmico pode ir além de 2016

O governo Obama está se preparando para realizar uma campanha contra o Estado Islâmico que pode levar três anos para ser concluída –e poderá exigir um esforço contínuo para além do mandato do presidente Barack Obama, de acordo com altos membros do governo.

Le Monde: Ucranianos de Donetsk apoiam separatistas, mas têm medo deles

A lojinha de Alexandre e Olga, no mercado Kontinent, provavelmente é uma das únicas de Donetsk a não ter fechado as portas no verão, mesmo no auge dos bombardeios sobre a capital do Donbass. Contudo, à primeira vista, as prateleiras da loja não parecem ter itens de primeira necessidade para uma cidade em guerra: ali encontramos como única mercadoria dezenas de novelos de lã. "Nós também salvamos gente!", se revolta Olga. "Tricotar é um santo remédio contra o estresse."

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O fantasmagórico exército russo avança sobre sudeste da Ucrânia

Há coisas estranhas acontecendo em Kholodnoye. Nesse vilarejo tranquilo com poucas dezenas de casas, embalado pelas ondas do Mar de Azov, pela primeira vez foram vistos drones passando pelo céu. Era dia 24 de agosto, e ainda que a região até o momento tivesse se mantido prudentemente afastada da guerra e de suas bizarrices, Natalia e Galina não se espantaram.

Cidade iraquiana se organiza e consegue rechaçar militantes do Estado Islâmico

As crianças margeavam o bulevar não cuidado desta cidade do norte do Iraque na terça-feira (2), para dar as boas-vindas aos homens que as salvaram do Estado Islâmico.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Mídia russa chama comandante do "Batalhão Dnepr-1" de covarde após fuga de Ilovaisk


Quando esse batalhão foi formado, com apoio financeiro do oligarca sionista Ihor Kolomoyskyi, Yuri Birch, todo valente disse que tomaria uma cerveja nas ruínas do Kremlin, em Moscou.

Navios russos estão sendo equipados com modernos sistemas de segmentação de alvos

Os navios de guerra russos estão sendo equipados com um sistema de rastreamento de objetivos em estado-de-arte, o qual receberá dados a partir do espaço, disse hoje uma fonte militar russa.

Equipamento militar ucraniano é apreendido em Amvrosievka

VÍDEO: Posições ucranianas abandonadas em Novotroitskoe e Yelenovka

John A. Walker Jr., chefe de família de espiões, morre aos 77 anos

John A. Walker Jr., um ex-oficial da Marinha que em 1986 se declarou culpado de recrutar seu filho, um irmão e um amigo em uma rede de espiões, que roubava documentos militares e vendia informações para agentes soviéticos, morreu na quinta-feira em uma presídio federal em Butner, Carolina do Norte. Ele tinha 77 anos.

Influxo islâmico: vários ex-soldados alemães radicalizados no Iraque

Combatente curdo combate militantes do Estado Islâmico no noroeste do Iraque
O governo alemão chegou a uma decisão durante o fim de semana sobre as armas que pretende enviar para os curdos no norte do Iraque para ajudá-los a combater o avanço dos militantes do Estado Islâmico (EI). Mas a "Spiegel" soube que não será fácil encontrar uma via legal para realmente entregar essas armas. Além disso, algumas delas poderão ser usadas contra ex-soldados alemães.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Raúl Castro não tem a inteligência nem a popularidade do irmão Fidel, diz ex-guarda-costas

"Raúl Castro não tem nem a inteligência, nem a popularidade de seu irmão mais velho Fidel; ele é mais repressor e não hesitaria em usar a força para conter uma rebelião popular, nem em colocar seus tanques na rua". O autor dessas declarações conhece bem os dois irmãos Castro, pois ele foi guarda-costas do Líder Máximo durante 17 anos. Juan Reinaldo Sánchez tinha a patente de tenente-coronel no ministério cubano do Interior. Ele publicou em maio suas confidências, intituladas "A vida secreta de Fidel".

O Estado Islâmico está superando a Al Qaeda?

Em poucos anos, o Estado Islâmico cresceu para se tornar o grupo jihadista mais temido do Oriente Médio. Em uma entrevista, Charles Lister, membro da Brookings Institution, descreveu a ascensão do EI no Iraque e na Síria e o que pode ser feito para impedi-la.

The New York Times: Estado Islâmico: a anatomia de um desastre

Quase 13 anos depois do 11 de setembro, uma organização jihadista com uma ideologia assassina anti-Ocidente controla territórios no Iraque e na Síria, que estão mais próximos da Europa e dos Estados Unidos do que o Afeganistão. Ela comanda recursos e acampamentos e até uma base militar síria. Ela espalha sua propaganda através das mídias sociais. Ela deixou o Ocidente tenso com um vídeo da decapitação gravada do jornalista norte-americano James Foley – com a promessa de outras pela frente.