terça-feira, 5 de março de 2013

Força Aérea da Rússia aprova o projeto de um novo bombardeiro estratégico

Um Tupolev Tu-160 "Blackjack"; Os russos chamam a aeronave carinhosamente de "White Swan" (Cisne Branco);  Ele é o bombardeiro mais moderno da Força Aérea Russa atualmente
O comando da Força Aérea Russa (VVS) aprovou o projeto de um novo bombardeiro de longo alcance, o qual deverá substituir aos atuais bombardeiros estratégicos Tu-95MS e Tu-160 já em 2020.

O desenvolvimento do novo bombardeiro ficará a cargo da empresa Tupolev KB.

Para desânimo do vice-premiê russo, Dmitry Rogozin, que defendeu um novo bombardeiro hipersônico, o novo bombardeiro russo será subsônico. Porém, o mesmo fará uso de uso da tecnologia stealth.

O projeto de um novo bombardeiro estratégico, conhecido na Rússia como PAK DA, começou em dezembro de 2009, quando o Ministério da Defesa da Rússia assinou um contrato com a Tupolev Design Bureau para conduzir as pesquisas. Para uma fonte do setor aeronáutico da Rússia, combinar as características de voo hipersônico com a tecnologia furtiva é impossível.

Até então, não se tinha informações de como seria o novo bombardeiro russo, o qual deverá ser a espinha dorsal da aviação de longo alcance russa. O projeto da Tupolev Design Bureau foi terminado no verão (no hemisfério norte) de 2012, quando o comandante da Força Aérea Russa, o general Viktor Bondarev anunciaram que o projeto do novo bombardeiro já havia sido formado. O projeto preliminar já está concluído e aprovado e em pouco tempo os trabalhos do desenvolvimento do projeto será iniciado. Agora se sabe que o novo bombardeiro terá o aspecto de “asa voadora”. Devido a esse desenho, a nova aeronave não poderá superar a barreira do som.  Ademais, os projetistas da Tupolev Design Bureau prometem que a nova aeronave será praticamente invisível aos radares inimigos. O projeto da Tupolev Design Bureau ganhou de projetos de aeronaves supersônicas e um projeto hipersônica.

Os militares russos foram tradicionais ao escolher o projeto de uma aeronave subsônica furtiva, haja vista que os projetos e as possibilidades de aeronaves tripuladas futuristas que voem acima de Mach 5 não são confiáveis.


5 comentários:

  1. Muito simples irão pegar o projeto mais que testado do bombardeiro americano B2 spirit aperfeiçoar e fazer melhor.

    Para que reinventar a roda se tem quem já a fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se esqueça que o B-2 é mais russo do que americano.

      Excluir
    2. Caimos na velha máxima, voa com qual bandeira mesmo ?

      Excluir
    3. Pq Michel o B-2 e mais Russo?

      Excluir
    4. http://codinomeinformante.blogspot.com/2011/01/russia-invisivel-cacada-ao-invisivel.html

      Excluir