quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Submarino "Stary Oskol" será lançado nesta sexta-feira

Cerimônia de lançamento do submarino B-261 Novorossiysk

O Estaleiro do Almirantado (Admiralty Shipyard/Admiralteiskie Verfi), localizado em São Petersburgo, lançará amanhã, sexta-feira, o terceiro submarino convencional da classe 'Varshavyanka' (Project 636.3 Kilo) para a Frota Russa do Mar Negro, disse a empresa.

O submarino "Stary Oskol" será o terceiro de uma série de seis submarinos da classe Varshavyanka, os quais deverão integrar a Marinha Russa em 2016.

Podemos afirmar que a classe Varshavyanka é uma sub-classe da classe Kilo. O primeiro submarino da classe Varshavynka, o Novorossiisk, começou a ser construído em agosto de 2010, já o segundo, o Rostov-on-Don, começou a ser construído em novembro de 2011.

Como já foi dito, a classe Varshavyanka é uma versão melhorada da classe Kilo. A classe Varshavyanka difere e muito da primeira classe em: furtividade, alcance de combate extendido, ataque a alvos de superfície, terrestres e subaquáticos.

Esses submarinos são destinados principalmente a missões anti-transporte e anti-submarino em águas relativamente rasadas.

Os submarinos dessa classe são tripulados por 52 homens, tem uma velocidade de 20 nós submergido, alcance de cruzeiro de 400 milhas (com propulsão elétrica) e capacidade de patrulha de 45 dias. Eles serão armados com 18 torpedos e 8 mísseis superfíce-ar. Atualmente a Frota do Mar Negro contra com apenas um submarino em seus arsenais, o Alrosa, da classe Kilo. O citado presta serviço à Armada Russa desde 1990.

Leia também: Cerimônia de lançamento do submarino "Rostov-on-don"

Nenhum comentário:

Postar um comentário