terça-feira, 8 de novembro de 2011

Índia pode encomendar mais dois Beriev A-50EI Mainstay

Beriev A-50EI Mainstay da Força Aérea Indiana
A Índia está prestes a comprar mais duas estações radares aerotransportadas (AWACS) da Rússia, informou ontem o jornal indiano Times of India.

No passado a Índia encomendou três A-50EI, desenvolvido às bases do avião de transporte militar Il-76MD e equipado com o sistema de radar Phalcon, de origem israelense. Essa aquisição em especifico aconteceu no ano de 2004. Os mesmos já se encontram em serviço na Força Aérea Índia.

O jornal indiano cita fontes do Ministério da defesa da Índia, dizendo que as aeronaves custarão US$ 800 milhões.

De acordo com o jornal, a Índia precisa fortalecer sua capacidade alerta e radar em face das últimas aquisições do vizinho Paquistão. O Paquistão comprou pelo menos AWACS suecos do tipo SAAB-2000 e está prestets a receber quatro AWACS ZDK-03 de origem chinesa.

“Os Phalcons aumentarão significativamente a eficácia das operações ofensivas e defensivas. Sua detecção melhorada e capacidade de interceptação, atrelada aos caças e os sistemas de defesa aérea, são tremendas forças multiplicadoras”, diz o Times of India citando um oficial indiano.

Em muitos aspectos, o A-50 é comparável ao E-3 Sentry usado pela Força Americana. Ele é equipado com um sistema de reabastecimento em voo e equipamentos de guerra eletrônica, pode detectar alvos a mais de 400 km de distância.

A Índia tem planos de integrar sistemas AWACS desenvolvidos nacionalmente em três aeronaves brasileiras do tipo Embraer ERJ-145 para serem usados, mais tarde, pela Força Aérea Indiana. No entanto, a conclusão do projeto foi adiado para 2014.

Leia também: Índia pode encomendar um lote adicional de aeronaves Beriev A-50

Nenhum comentário:

Postar um comentário