A uma Força Tarefa da Frota Russa do Pacífico liderada pelo cruzador lançador de mísseis Varyag, chegou ontem ao porto canadense de Vancouver em uma visita amistosa, disse o porta-voz da Frota do Pacífico.
A Força Tarefa que também incluiu o navio-taque Irkut e um rebocador, partiu para um tour no Pacífico em 20 de setembro.
Desde então, a Força Tarefa visitou o porto de Maizuru no Japão e as Ilhas Mariana nos EUA, onde participou das manobras navais Pacific Eagle-2011 com a Marinha Americana.
“A Marinha Real Canadense e as autoridades de Vancouver prepararam um extenso programa cultura para os marinheiros russos... Nos dias 9 e 10 de novembro, os moradores de Vancouver poderão visitar o cruzador Varyag”, disse capitão Roman Martov.
A Força Tarefa vai deixar Vancouver em 11 de novembro e é esperada para retornar à sua base em Vladivostok, no início de dezembro.
O Varyag, a nau capitânia da Frota Russa do Pacífico, é um cruzador lança-mísseis da classe Slava concebido para caçar meios de superfície inimigos, mas também tem capacidade anti-aérea e ASW (Guerra Anti-Submarina). Os dezesseis misseis supersônicos anti-navio SS-N-12 Sandbox (P-500 Bazalt) com capacidade nucelar são montados em quatro pares de cada lado da superestrutura, dando ao navio uma aparência distinta.
Especialistas da OTAN apelidaram os navios dessa classe de "assassinos de porta-aviões", uma vez que eles podem lançar 1.000 kg de explosivos de alta capacidade ou uma ogiva nuclear tática a um distância de 300 milhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário