segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Rússia não autoriza a Venezuela a entregar sistemas antiaéreos do tipo S-300 ao Irã

Complexo do tipo S-300PMU2 "Favorit"; Da esquerda para a direita: radar de detecção 64N6E2, posto de comando 54K6E2 e TEL 5P85 (guiamento)
O embaixador russo em Caracas, Vladimir Zaemskiy, qualifica de “mentira premeditada” as versões que dizem que a Rússia permitirá que a Venezuela entregue ao Irã os mísseis antiaéreos S-300, assim relata os meios de imprensa venezuelanos na data de hoje.

“Se disse que a Rússia estaria disposta a autorizar a Venezuela a entregar os sistemas de mísseis antiaéreos S-300 que vendemos a Caracas. É uma invenção; uma mentira premeditada”, disse o embaixador ao jornal venezuelano El Nacional.

A Rússia está “acatando a resolução do Conselho de Segurança da ONU que proíbe o fornecimento de certos armamentos ao Irã”, disse o embaixador. O Zaemskiy destacou que seu país tem um “dos controles mais rígidos de exportação e da não-proliferação” de armas.

7 comentários:

  1. Uma pena a russia não querer entregar esse sistema de defesa para o Irã.

    ResponderExcluir
  2. Quando a Rússia negou a venda do sistema S-300 ao Irã sempre fiquei com uma "pulga atras da orelha" achando eu que eles iriam entregar por meio de outro país o S-300 ao Irã, sabendo disso agora meus pensamentos ficaram em contradição, a Rússia ainda vai dar um "geito" de entregar o S-300 mesmo em outra versão ao Irã? embora que o Irã já esteja em desenvolvimento de um modelo muito semelhante ao HQ-9 que trata-se do S-300 chinês sendo uma versão iraniana ...

    ResponderExcluir
  3. Onde posso encontrar informação sobre o desenvolvimento do sistema de defesa aérea iraniano, se é mesmo verdade que eles estão desenvolvimento existe previsão para quando ele estará pronto?

    ResponderExcluir
  4. KKKK, tem uns aí achando estranho a "santa" "mãe Russia" não entregar esse s-300, e nem deixar ninguém mais entregar, para o Irã. Gente, por favor né, isso é um jogo de interesses. A Rússia, como sempre, está fazendo birra ou negociando com a OTAN/EUA para ver o que consegue se arma ou não o Irã. Se a Rússia conseguir alguma coisa da OTAN/EUA, vai vender junto com a China o Irã (igual fizeram com a Líbia), se não vai continuar aramando o Irã, simples não. Os russófilos podem encher a bola da Rússia, dizer que ela é a salvação do mundo e coisa e tal, mas na hora do vamo ver é a primeira a recuar.

    ResponderExcluir
  5. David, o Irã já testou uma variante do S-300. As informações são poucos, mas segundo os próprios iranianos o SAM iraniano já foi testado.

    ResponderExcluir
  6. Interessante esse desenvolvimento militar iraniano, será que o Irã desenvolve tecnologia ou seria igual a china que na maioria dos casos ela faz copias?
    Outra questao que fiquei sem entender ao comprar o sistema s-300 dos russos o pagamento foi efetuado pelo Irã? se sim issu foi grande calote da Russia O.o

    ResponderExcluir
  7. Desenvolver mísseis SAM é complicado, sem falar da estação radar que sempre é complexa. O Irã não tem know-how, é óbvio que fez como a China, fez engenharia reversa.

    A Rússia chegou a receber parcelas do pagamento dos sistemas sim, mas a essa hora a Rússia já deve ter devolvido o dinheiro ao Irã. Os russos disseram que iriam devolver o dinheiro.

    ResponderExcluir