quinta-feira, 26 de maio de 2011

Site sul-africano afirma que Uganda esta adquirindo caças russos

Uganda esta adquirindo alguns caças juntos à Rússia, supostamente caças multi-funcionais Su-30, assim informa o site sul-africano Defenceweb.co.za. De acordo com o site, a aquisição custaria US$ 740 milhões para Uganda. As informações foram dadas pelo porta-voz das Forças Armadas Ugandesas, o tenente-coronel Felix Kulayigye.

“O poderio da Força Aérea forma parte de nossa política de defesa de integridade territorial e dos recursos. Mas está política não é destinada a nossos vizinhos”, disse Kulayigye. “Nossa política é defensiva, não é agressiva”, acrescentou.

Uganda planeja começar o refinamento de petróleo na zona do Lago Alberto, na fronteira com a República Democrática do Congo, e está adquirindo armas para garantir sua segurança.

Segundo o jornal “East Africa”, do Quênia, os recursos par aaquisião dos caças foram “tomados” do Banco Central de Uganda sem autorização do parlamento. No entanto, más tarde, o Legislaivo aprovou a aquisição dos caças.

“Todo país deve estar bem preparado para poder defender seus interesses estratégicos”, declarou o ministro de Informação de Uganda, Kabakumba Matsiko.

Segundo o site Defenceweb.co.za, Uganda está preocupada com a instabilidade no Sudão do Sul e com a fronteira com a República Democrática do Congo.

Em abril de 2010, agências de notícias e jornais da Rússia informaram que a estatal russa Rosoboronexport, que é responsável pela exportação de material bélico, firmou um contrato de fornecimento de seis caças Su-30MK2 para Uganda. Ademais, Kulayigye refutou a notícia. Segundo Kulayigye, os custos de aquisição de seis Su-30MK2 são demasiadamente caros para o seu país. No entanto, afirmou que seu país enviou seis MiG-21 para serem modernizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário