A Ucrânia deve ter um exército totalmente profissional em 2015, disse nesta quinta-feira o Ministério da Defesa ucraniano.
"Estamos planejando para concluir até 2015 a transição completa das forças militares da Ucrânia a partir de um sistema misto para recrutamento para um novo modelo baseado unicamente em serviço contratado", disse o Major-General Serhiy Kropyvchenko.
A Ucrânia tem um plano antigo para profissionalização do seu exército, mas o pouca verba (hoje na casa de 1% do PIB) vem retardando o processo.
Atualmente, mais de 52% de 220 mil homens das Forças Armadas são soldados profissionais.
No governo do ex-presidente Viktor Yushchenko, a Ucrânia procurou estreitar os laços com a OTAN. Para essa finalidade, o país participou de ações combinadas de manutenção de paz com a sua vizinha Polônia, no Kosovo.
Soldados ucranianos também serviram no Iraque sob o comando da OTAN, no Afeganistão e na Operação Empenho Ativo, no Mediterrâneo.
No entanto, Viktor Yanukovich, que se tornou presidente da Ucrânia em fevereiro, deixou claro que pretende largar os planos do seu antecessor para buscar a adesão à OTAN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário