Começou na República do Bascortostão a produção dos motores definitivos para o caça de 5ª geração russo, o T-50 (PAK-FA), aeronave que substituirá os caças multifuncionais da família Su-27.
O novo motor, mais potente, aumentará ainda mais a excepcional manobrabilidade do T-50. Além do mais, é um marco que fará a indústria aeronáutica entrar em uma nova era.
O motor instalado nos primeiros protótipos do T-50 fora o AL-41F1. Esse motor turbofan, que tem empuxo vetorial controlado e pós-combustor, fora criado pela empresa NPO Saturn. Com o AL-41F1, a aeronave pode desempenhar maiores velocidades sem a utilização de pós-combustão. No cockpit, há um sistema de controle totalmente digital implementado para o gerenciamento do motor, bem como um sistema de ignição de plasma.
No futuro, cerca de 10 anos, o T-50 será equipado com um novo motor, bem mais sofisticado do que esse que está sendo produzido no momento. O novo motor está sendo desenvolvido sob o codinome "Artigo 129".
Nenhum comentário:
Postar um comentário