Acima a imagem do santo Alexander Nevskiy no "sail" do submarino K-550 Alexander Nevskiy |
O submarino Vladimir Monomakh deverá entrar em serviço em 2012. "Hoje, uma operação foi realizado a bordo do submarino lançador de mísseis guiados para evocar o Esprírito Santo para servir a uma boa causa", disse um porta-voz da Marinha Russa, acrescentando que o padre também abençou os funcionários do estaleiro.
O porta-voz não precisou quando o submarino Vladimir Monomakh sairia ao mar para os testes.
O primeiro submarino da classe Borey, o Yury Dolgoruky, foi encomendado para a Frota do Norte, em janeiro, o segundo submarino, o Alexander Nevsky, será entregue à Marinha Russa até o final do ano.
O Alexander Nevsky foi submetido a testes no estaleiro Sevmash desde 2012. Haverá três testes no mar este ano, e um míssil balístico Bulava será testado desde o submarino no verão, disse o funcionário.
Os três primeiros submarinos da série Borey, também conhecido como Projeto 955, são capazes de transportar 16 mísseis balísticos Bulava. Um total de oito submarinos da classe Borey serão construídos para a Marinha Russa até 2020.
O Sevmash vai iniciar a construção este ano de dois submarinos da classe Borey atualizados, o Projeto 955A - o Alexander Suvorov e Mikhail Kutuzov - capazes de transportar 20 mísseis balísticos cada.
Os submarinos da classe Borey estão a tornar-se a base da dissuasão nuclear estratégica da Marinha, em substituição dos submarinos do Projeto 941 (classe Typhoon) e do Projeto 667 (classe Delta-3 e Delta-3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário