terça-feira, 21 de maio de 2013

Submarinos estratégicos russos "Arkhangelsk" e "Severstal" serão desmantelados


A Rússia vai descomissionar e sucatear dois dos maiores submarinos do mundo até 2018, revelou hoje una fonte do setor da defesa da Rússia,

Os submarinos nucleares estratégicos TK 17 Arkhangelsk e TK 20 Severstal, ambos do Project 841 (classe Typhoon), baseados em Severodvinsk, no Mar Bracom serão retirados do serviço ativo antes do final do ano e em seguida começarão a ser desmontados.

"Esse processo deve ser concluído antes de 2018-2020 o mais tardar", disse a fonte acrescentando que os submarinos estão desatualizados e seria muito caro modernizá-los.

Um terceiro submarino dessa classe, o TK 208 Dmitriy Donskoy, foi modernizado há pouco tempo para conduzir testes do míssil balístico intercontinental Bulava e permanecerá em serviço por mais algum tempo, disse a fonte.

Seis submarinos da classe Typhoon entraram em serviço na Marinha Soviética na década 1980 e são os maiores submarinos já construídos. Três já foram desmantelados.

Os submarinos da classe Typhoon tem um deslocamento máximo de 33.800 toneladas e foram construídos para transportar 20 mísseis balísticos intercontinentais R-39 Rif (SS-N-20 Sturgeon), míssil esse que não é utilizado desde 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário