segunda-feira, 29 de abril de 2013

AK-12: Militares russos podem receber em breve o novo fuzil de assalto Kalashnikov

AK-12

O destino do novo fuzil de assalto russo, o Kalashnikov AK-12, desenvolvido para o Exército Russo, será decidido durante os testes de aceitação do Estado, testes esses que começarão em 2013, informou em comunicado a maior fabricante de armas da Rússia, a Izhmash.

“No interesse do Ministério da Defesa, a Izhmash está trabalhando na modernização dos fuzis de assalto AK-74 e nos fuzis da série AK-100 que atualmente estão em serviço no Exército Russo, bem como o desenvolvimento de um fuzil (novo) de assalto padrão na plataforma AK-12, que passará por testes de aceitação do Estado em junho de 2013”, disse o projetistas de armas da Izhmash, Vladimir Zlobin.

Se os testes forem bem-sucedidos, o novo fuzil de assalto será colocado em produção e será adotado como a arma padrão dos militares.

O desenvolvimento do AK-12 começou em meados de 2012. A nova arma mantem o “layout” e alguns recursos do AK-74, fuzil esse em serviço nas Forças Armadas Russas desde 1970. No entanto, o novo fuzil apresenta várias modificações e mudanças ergonômicas.

O AK-12 apresenta quase 2012 modificações em comparação com o AK-74. A nova arma pode ser municiada até com calibres utilizados pela OTAN, caso do 5.56×45mm e  7.62x51mm.

De acordo com os projetistas da Izhmash, o AK-12 atende as exigências do campo de batalha moderno, mas que o mesmo preserva as qualidades únicas de um verdadeiro Kalashnikov com a simplicidade, confiabilidade e baixo custo de produção.

O AK-12 terá 3 modos de tiro: único, brust de 3 tiros e automático. A recarga do fuzil pode ser feita em tempo recorde e o AK-12 pode ser manuseado tanto por destros, como canhotos. O novo fuzil terá um novo tipo de coronha e poderá ter o cano mudado em um regime modular. O novo fuzil aceitará uma vasta gama de acessórios, uma vez que terá três trilhos Picatinny para a instalação de acessórios.

Tal como acontece nas versões anteriores do Kalashnikov, o AK-12 também poderá receber baionetas . O AK-12 terá carregadores com capacidade para 30, 60 e 100 projéteis, mas será vendido para os civis com carregadores com capacidade para 20 projéteis.


4 comentários: