sábado, 16 de fevereiro de 2013
Mectron negocia venda de radares para equipar caças russos
Negociação se insere no contexto de um acordo maior, que prevê a venda, pela Rússia, de baterias de defesa antiaérea e de mísseis ao Brasil e a criação de uma joint venture para produção dessas armas no País, com transferência de tecnologia
O avião russo de ataque e treinamento avançado Yak-130A pode receber o radar brasileiro Scipio-01, produzido pela Mectron, subsidiária da Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT). O dispositivo já equipa o principal caça supersônico da Força Aérea Brasileira, o F-5M - a versão de tecnologias revitalizadas produzida pela Embraer e pela israelense Elbit -, e o caça-bombardeiro de precisão A-1 AMX.
A negociação está no contexto do acordo entre Moscou e Brasília firmado em dezembro, na Rússia, pela presidente Dilma Rousseff. O termo principal envolve o fornecimento, pela Rússia, de três baterias do sistema de defesa antiaérea Pantsir S1, mais duas do míssil de porte individual Igla 4/9K38 e a criação de uma joint venture que produzirá essa arma no Brasil, envolvendo uma associação entre Avibras, Embraer e Odebrecht.
A decisão final deve ser anunciada na próxima semana, durante a visita do presidente Dimitri Medvedev ao Brasil. Na mesma ofensiva, a agência russa de exportação de material militar oferece o pequeno Yak-130 para a FAB como avião de transição entre o turboélice Super Tucano e os caças principais da Força.
A presidente Dilma, que procura driblar a agenda das formalidades diplomáticas, receberá o visitante. Todavia, parte do programa será cumprida pelo vice, Michel Temer, cada vez mais envolvido nas questões da Defesa.
O radar Scipio-01, interessa à Irkut, fabricante do Yak-130A, porque combina duas características próprias: é compacto e opera de modo variado - busca, rastreamento, localização de avião tanque, procura sobre o mar, mapeamento, telemetria e, ao menos, de quatro diferentes maneiras de atividade de combate. Na prática, significa que pode identificar um mínimo de 4 objetivos (e, talvez, no máximo 8) simultaneamente. Alvos aéreos de 5 m² podem ser encontrados a 32 km de distância, e terrestres de 100 m², a até 80 km.
Os russos usariam o equipamento em uma de suas mais novas máquinas de guerra, o jato de ataque leve e treinamento avançado, o Yak-130, Mitten (um tipo de luva) na classificação da Organização do Tratado do Atlântico Norte. A versão A, mais desenvolvida, fez o primeiro voo em 2004 e foi logo em seguida contratado pela aviação militar russa, que encomendou 72 unidades. Em 2011, a Irkut recebeu um pedido adicional de mais 65 jatos. Cada aeronave custa cerca de US$ 15,3 milhões - 40 foram entregues.
Até dezembro, além da Rússia, quatro países operavam 37 aeronaves - Argélia, Bangladesh, Bielo-Russia, e Mongólia. A Siria esperava 36 dos Yak-130, compra embargada por Medvedev em consequência do conflito entre o regime de Bashar Assad e os rebeldes dentro do país. O Uruguai e a Sérvia estudam a aquisições de um esquadrão cada.
De certa forma, o jato assemelha-se ao AMX da Embraer. A configuração padrão é de dois pilotos, a velocidade máxima subsônica fica em 1.050 km/hora e o alcance bate em 2,5 mil quilômetros - a carga de armamento variado (mísseis, bombas guiadas, foguetes) é de 3 toneladas.
Mísseis
Ontem, uma comissão de técnicos russos acertava detalhes da negociação com o míssil Pantsir S1, em São José dos Cam-pos. O valor do negócio ainda está sendo definido. O projeto foi montado pelo general José Carlos De Nardi, Chefe do Estado Maior Conjunto da Defesa, e prevê a aquisição de três baterias do Pantsir S1 - cada bateria usa seis carretas lançadoras, além de veículos de apoi0 - combinação de mísseis terra-ar com alcance de 20 km, na altitude de 15 km, mais dois canhões duplos, de 30 mm.
Cada carreta transporta 12 mísseis 57E6. O radar de detecção atua em um raio de 36,5 km e pode localizar dez alvos por minuto. O sistema eletrônico é redundante, segundo a empresa russa KBP, responsável pelo programa do Pantsir S1. "A melhor parte de todo o processo é que os russos aceitaram a demanda brasileira de que haja transferência de tecnologia", diz o general De Nardi. Todo o conhecimento original do projeto do equipamento será aberto.
Essa noticia q vamos produzir armas Rússas e mt boa.final/ .Os Rússos e o BRASIL vão ganhar e mt c essas transferência de T&T p nós.Salve Marte. Sds.
ResponderExcluirNotícias muito boa se confirmar o acordo. Isso vai fortalecer muito a relação entre Brasil e a Rússia .
ResponderExcluirAssinado : Hugo Araújo
MIchel , porque os comentários não estão aparecendo quando entra no site. Tenho que atualizar várias vezes para os comentários aparecer.
ResponderExcluirAssinado : Hugo Araújo
Isso acontece quando a conexão está ruim. Mas se o o comentário foi devidamente enviado, ele ficará gravado.
ExcluirMichel eu vi em outros sites q essa noticia é do Godoy. nao sei s acredito muito nele ate até pq o radar q equipa o f-5em é o grifo, este belo radar brasileiro pelo q lembro, vai equipar o A1-M e A-4M; mas confio na sua completa imparcialidade: vc acha q essa noticia maravilhosa vai s concretizar? pq ela é tao boa q parece mentira...
ResponderExcluirs vc acreditar creio que tenha mais chances de ser verdade.
Abraços Michel
Russos comprarem um radar brasileiro? Não sei não... Mas essa notícia não tem nada demais, vocês que criam expectativas além da conta. Vocês preferem falar de coisas abstratas do que de coisas concretas.
ExcluirMichel, perfeito -- pq eles comprariam?. é q no momento nao temos treinadores a reação para substituirmos os antigos xavantes. os treinamentos tem sido feitos nos A-29 e logo depois pelo visto, ou nos f-5em ou nos A-1.
Excluircom os yak-130 são bem mais baratos q seu irmao m-346, seria bom s ele viesse ja com "algo brasileiro" de fabrica. mas concordo contigo, são so sonhos.
Abraços
Não sei... O radar da Mectron é bom e os russos poderiam comprá-los para abrir oportunidades no mercado brasileiro.
ExcluirE daí que não temos um caça de instrução à jato? O Super Tucano é uma aeronave de instrução avançada, que não deixa a desejar a nenhuma aeronave à jato e mais barato de se operar.
oi michel...so se for por isso mesmo. seria vantajoso haja visto uma aproximação real com os russos..se bem q area q mais precisamos deles é a espacial, mas nossa presidenta nao entende nad disso, enfim.
Excluir-- falta lobby ao meu ver.
Bomm, sobre o ST eu discordo e imagino q vc saiba o pq.
Mas so d maneira rapda, são dois generos bastante diferentes.
abraços michel.
A presidente tem assessores para que?
ExcluirInsisto: O Super Tucano é um excelente caça de instrução.
Entao ela nao os ouve.
ExcluirA area espacial brasileira anda muito, eu disse, muito mal das pernas.
O ultimo repasse para a aeb/inpe/dcta foi cortado sumariamente, enquanto o projeto desastroso da ACS continua recebendo verbas -- é desastroso por ser poluente, nós nao recebemos nenhuma tecnologia por parte do lançador, e as verbas q deveriam ser empregadas em cientistas/projetos brasileiros ficou na mao dos ucranianos. Veja bem, eles tem tecnologia para fazer motores de lançadores q n poluem, mas o Cyclone-4 é uma tragedia. Alem disso, sua carga paga de 1t é uma verdadeira comedia.
S quiser veja esse site: [http://brazilianspace.blogspot.com.br] tem o maior conteudo sobre o nosso PEB em toda a internet.
Eu concordo, o ST é um otimo instrutor, mas nao é um treinador avançado à jato.
São categorias muito distintas em diversos quesitos.
Mas sim, o ST é otimo, e como voamos os primeiros f-5e produzidos no mundo...
Abraços Michel.
Eu não acho que a área especial esteja tão ruim assim, nós estamos fazendo parcerias estratégicas com a Ucrânia e com a China.
ExcluirO projeto do Cyclone-4 está longe de ser desastroso.
Quem disse que o Super Tucano não é um treinador avançado? Fala isso para a FAB e para a EMBRAER, pois eles classificam como tal.
Michel, acesse a fonte q eu indiquei, garanto q vai ajudar bastante a entender ainda mais as razoes q eu cito acima. Na verdade...a coisa está bem feia -- n estou apenas falando do dinheiro q a ucrania prometeu investir e n o fez -- ela o fez ate pouco tempo? n sei. Estou falando de diversos projetos brasileiros alem do nosso VLS-1 q simplesmente nao andam mais por causa deste desvio de verbas.
ExcluirSem contar q essa carga paga é pífia...antes fosse o VEGA italiano...
Outra, treinador só é o Tucano emb-312.
Não adianta comparar um ST [COIN] com um Yak-130 ou um Hawk, dedicados à instrução. Talvez em interação homem-maquina -- muito da tecnologia empregada no ST está no f-5em e no futuro A-1m.
ps: Vou falar para o vendedor q seu produto q n foi "produzido" para a função A n funciona para a função A? Vou falar oq para fab coitada q nao vai nem poder manter seus mirage-2000c por muito mais tempo?
Mas veja, s um treinador a jato n fosse necessario, os israelenses n comprariam o m-346. Por acaso s o T-100 [m-346 com um consorcio americano] ganhar nos USA teremos o caso mais hilario de globalização do universo, rsrs.
Abraços Michel
so um adendo:
ExcluirHj considero como um dos melhores parceiros do nosso PEB o DLR Alemão, q nos ajudou a desenvolver o vs-30/orion, utilizou com exito o nosso vs-40m e está conosco no projeto vlm-1 -- e está desenvolvendo um "14-x" alemão com ajuda de nossos lançadores, acho q chama hifere..procure no site q falei q la a informação é bem melhor.
Queria eu q nossos acordos com eles aumentassem..isso q é desenvolvimento tecnologico.
Quem está comparando um avião turbo-hélice com um caça de instrução avançado à jato? O que eu estou a dizer é que o Super Tucano é um aeronave COIN, com capacidade de treinamento avançado. Não sabia que o Super Tucano é usado para o treinamento avançado no lugar do AT-26 Xavante? Aquele oficial da Marinha que morreu em Campo Grande no dia 07/07/12 pilotando um Super Tucano morreu fazendo o quê? Um voo de instrução avançado.
ExcluirA FAB não quer manter seus Mirage 2000 voando porque não quer, cidadão. Ela vai fazer isso para pressionar o governo para comprar novos caças, uma tacada de mestre dessa Força. Nossos Mirage 2000 são mais novos que vários caças da França e da Índia. Por falar em Índia, não é esse país que vai modernizar seus Mirage 2000?
Quem disse que um treinador à jato não é necessário? Você me perguntou por que eu defendo o Super Tucano? Não! Então não presuma algo que você não sabe. Uma Força Aérea que não tem recursos precisa realmente de um M-346 Master, por exemplo? É óbvio que não. Nossos pilotos são adestrados em aeronaves inferiores aos que os pilotos dos EUA, Rússia, Alemanha, Inglaterra, França, Holanda usam, mas estamos em nível equiparável que eles.
Tudo oq vc falou é exatamente oq eu disse. -- é claro q eu sei sobre o ST estar substituindo o xavante, releia o primeiro comentario.
ExcluirE nao disse q vc está defendendo o ST em momento algum.
A idade de um caça n quer dizer muito, mas sim, como ele foi conservado, as horas de voo e o qnt as asas/fuselagem ainda suportam de força G.
E eu n acho q nossos caçadores estão no mesmo nivel q os adestrados com melhores equipamentos. Alias, a priori afirmar isso, é até brincadeira. E nem adianta pesar exercicios de red flag, pq nestes, nenhuma força utiliza a sua capacidade maxima.
De resto Michel, continuo dizendo para vc ler o site q t indiquei. Seria muito bom ter alguem como vc contra o consorcio da ACS e à favor dos nossos pesquisadores. Se puder, assina a petição é muito importante.
Abraços e bom debate.
Cara, eu nem estou falando mais de programa espacial. Nós estamos no rumo certo e não precisamos correr quanto a isso. Programa especial é coisa de nação rica e não emergentes. E os emergentes que investem pesado nessa área olham ela do prisma militar.
ExcluirOs Mirage 2000 jamais precisaram de uma profunda modernização e mesmo assim nunca apresentaram fadigas na célula, logo, o caça poderia ser utilizado por um bom tempo.
O piloto em dogfight está nos nível dos pilotos americanos, russos e dos OTAN. O piloto brasileiro é bom justamente porque não tem os melhores vetores.
Como não irei mencionar a Red Flag? Nesse exercício as nações participantes participam com o que há de melhor, não lembra da Índia quando participou, levou o Su-30MKI? Na Red Flag eles usam seus melhores sistemas, usam AWACs, aeronaves de guerra eletrônica, caças atualizadíssimos. É por isso que só nações da OTAN e amigas podem participar desse exercício, dado a complexidade.
Sobre o mirage2000 vc acha q so com a cara manutenção francesa seria vantajoso mante-los no ar? nao pergunto como função de retorica, quero msm saber oq vc acha -- eu realmente n sei. Tipo eu para ser preciso n sei com os 12 -- correto? -- chegaram aq, s eles foram usados em algum combate la na força aerea francesa, nao sei dizer com acuidade.
ExcluirOq sei é admiro muito os mirage2000 msm na sua versão C.
não vou mentir...gostaria d ver eles sendo modernizados aq no brasil com ajuda da dassault, mas isso é loucura d minha cabeça -- tipo, eu realmente acho os mirage2000 vetores incriveis. gosto mesmo msm
Ai eu n sei somos tao bons em dogfight, alem doq, essa nao é mais um "talento" tao bem visto nos dias de hoje -- haja visto os misses de longo alcane, radar, etc.
sobre a Red Flag, eu duvido muito -- isso é descrença minha mesmo -- q uma força aerea mostraria todas as suas melhores cartas num exercicio como este. N estou falando só dos melhores equipamentos, mas sim das melhores taticas.
ps: foi o red flag com os typhoons ou com a usaf? lembro d um historia da epoca dos mig-21, por favor m corrija pq minha memoria é pessima, vc bem sabe, de mig-21 sendo "iluminados" pelos radares dos su-30mki abatendo F-15. Citando msm essa historia..ahh na vida real isso nao rolava, rsrs
Mas veja o site Michel, pfvr vote na petição contra a ACS
Novamente essa estória de que caças francesas são de manutenção cara. Quem faz a manutenção dos caças é a própria FAB, portanto, não tem essa de manutenção francesas.
ExcluirO Mirage 2000 pode voar por um bom tempo, mas a FAB quer mesmo é um caça moderna. Sabe como é, né, ela gosta de gastar o que não pode.
Os caças franceses sempre foram bem-quistos e um dos mais procurados no mundo, se eles fossem cara, Forças Aéreas com o orçamento pequeno não iriam procurar caças desse país.
Os nossos pilotos são ótimos no dogfight, pois sempre participamos de exercícios onde os radares são desligados, justamente para levar o combate de curto alcance.
O Brasil tem uma excelente doutrina BVR também, diga-se de passagem.
A USAF, por exemplo, nunca usou totalmente sua capacidade na Red Flag, mas o restante dos países já. Mas mesmo não usando sua capacidade total na Red Flag, os americanos perderam com o F-22 Raptor com para Typhoons porque adotaram más táticas. Isso é de conhecimento daqueles que pesquisam.
As melhores táticas são sempre compartilhada pelas nações amigas. O táticas de dogfight não mudar nos últimos anos.
Nunca soube que o MiG-21 abatera um caça F-15 na Red Flag. Isso sim acho que é lenda.
Em tempo, você pode não acreditar, mas já vi relatos de pilotos americanos e franceses dizendo que os pilotos brasileiros estão entre os melhores do mundo. Ademais, esses mesmos pilotos estão em constante intercâmbio com as mais poderosas Forças Aéreas da OTAN. A de se notar também que os aviadores navais brasileiros, ainda que voem pouco, são extremamente temidos.
Ainda sobre o Mirage 2000, a FAB está a mentir que esses caças podem parar de voar de uma hora para outra. Ela usa esse argumento porque o contrato de manutenção entre a FAB e a Dassault acaba neste ano e a FAB agora, se quiser, terá que bancar a manutenção desse caça. Mas eles têm vida útil até 2025, haja vista que foram profundamente modernizados antes deles serem entregues para a FAB.
Excluiroi Michel, perdão por n ter continuado ontem mesmo o debate.
ExcluirDe fato nao tenho como afirmar em fatos q os franceses tem manutenção cara. Isso é somente oq sempre leio em todos os sites d defesa q ando, e q tbm por causa disso -- manutenção cara, preço caro e hora de voo cara -- ela nao quis optar pelo Rafale. E tbm ouvi falar q principalmente os motores nao podem ser revisados aq, e têm de viajar à frança e voltar para continuarem funcionando -- mais uma vez a preços altos.
Mas repito, não tenho informações [dados] para afirmar isso nao. Só estou repetindo como vc falou "oq sempre se vê por ai". É bem capaz mesmo da fab querer isso por estar pensando nos caças novos e n ser nada de caro mantê-los no ar.
Sobre o dogfight simplesmente n consigo acreditar q eles sao tao bons assim...é crença minha mesmo, mas é bem capaz de q sejam bons como vc falou. Já sobre o BVR eu realmente discordo, haja visto q estamos com essa doutrina desde 2005-06 correto? com a entrada dos misseis israelense em serviço no F-5em e tbm com o uso dos nossos R-99.
Ao meu ver nos falta experiencia e uso pratico dessas taticas "alem do alcance visual".
Sobre a USAF tbm tem o caso dos Rafales q abateram os F-22 nao é?
Se foi BVR ou dogfight, ou se aconteceu msm em algum exercicio, eu não sei.
Eu ja cheguei a ver uma foto d um mig-21 e um f-15 num exercicio com os indianos, mas nem eu acredito muito. pode ser lenda, montagem...
Nossa...estou aq surpreso. Acho q vou repensar um pouco como vejo nossos caçadores.
Sobre os m2000C, "modernizados" nao, pq eles nao sao os m2000-5 com o radar RDY. Acho q eles foram muito bem revisados e escolhidos, dai poderem voar durante tanto tempo ainda...E ainda tenho esse sonho besta d ver eles serem modernizados por aq...Acho esses os deltas mais lindos q ja vi, mais ate q os rafale, o drakken e tantos outros.
Abraços Michel, agradeço muito a atenção e as informações sobre a fab, o m2000 e tudo mais!
Tem coisas que se tornam lendas, essa de que as armas francesas são de cara manuteção é uma delas. Quem fala que os caças franceses são de manutenção cara não sabe o que fala.
ExcluirQuem não quis optar pelo Rafale? Essa é outra lenda. Não sabia que há indícios fortíssimos de que o Saito levou dinheiro da SAAB para falar bem do caça sueco? Na boa, você lê o Informante há um bom tempo e essas questões já foram levantadas aqui, como você pode falar coisas surreais? O Rafale tem a hora de voo mais barata dos caças da short-list, isso é fato. Tenho como base um relatório do Ministério da Defesa da Suíça.
Que? Que motor de caça não pode ser parcialmente revisado? Isso não existe!
O motor Snecma M88 é um dos melhores do mundo e foi significativamente melhorado com a versão M88-2. Essa de desmontar o motor e levá-los à França não existe nem em Portugal.
Somos excepcionais no dogfight e já deixamos isso provado em muitas ocasiões. Na Cruzex, por exemplo, a FAB da show, em exercícios da OTAN do mesmo jeito.
Sobre a doutrina BVR a FAB treinou exaustivamente essa nova doutrina. Por que você acha que a FAB hoje participa de exercícios simulados do que antes? E na boa, a doutrina BVR é bem mais antiga do que você imagina e a FAB treina essa doutrina muito antes de receber os mísseis israelenses. O míssil Matra Super 530 e o míssil R.550 Magic não são considerados mísseis BVR, mas em que eles diferem do AIM-120 AMRAAM, exemplo, tirando a velocidade (esse míssil é 0.5 Mach mais rápido que o R.550 Magic) e é guiado por radar ativo? Não difere em nada!
Dê uma olhada no link a seguir e veja que a doutrina BVR ainda está evoluindo e que a experiência de combate dos americanos, por exemplo, é contestável. Perceba que o Brasil tem tudo para empregar a doutrina BVR com excelência. Aliás, essa doutrina é testada há anos, o que ninguém sabe:
http://www.vmi.edu/uploadedfiles/archives/adams_center/essaycontest/20042005/higbyp_0405.pdf
Acabei de pesquisar e um cara em um fórum disse que viu um vídeo onde um piloto americana faz elogios ao MiG-21. mas não diz em nenhum momento que ele abatera um F-15.
Michel, acabei de ler seu comentario completamente estupefato.
ExcluirQuer dizer q o Saito pode ele, ter recebido lobby da SAAB?! Meu Deeus, a midia inteira falando do lobby da dassault por parte das altas partes do gov. Nunca ia imaginar isso. E vc tem certeza q o custo hora-voo do rafale é menor q o do gripen e/f monomotor?! Bomm se for mais barata q a do SH para mim ja deveria ser o escolhido.
To aq com a cara no chão meu caro Michel, nao consigo conceber isso. Todos falam tao bem da SAAB q nunca suspeitei a possibilidade disso. Nossa..mais uma vez imenso obrigado Michel, so assim para abrir meus olhos.
Sobre o motor, estava falando do m-53 snecma dos nossos mirages 2000c -- nao do rafale. Eu tinha visto em outros sites de defesa q a revisao dele teria de ser feita somente na frança e o custo seria altissimo. Alias, todos os sites corroboram q os produtos franceses sao bons mas muito caros. No entanto, sempre discordei disso até pela alta satisfação dos usuarios deles. Agora mesmo q minha duvida foi e muito, aumentada. Talvez o custo nao seja mesmo tao alto como s diz por ai.
Os q vc citou falando dos BVR...é q nao vejo exercicios reais ou nao sendo feitos aq no Brasil, contando tampouco com os adquiridos para serem utilizados nos m2000 ou nos f-5em, talvez por nao termos dinheiro para manter nossos caçadores no ar -- dai eu pensar q nao somos tao bom nem no BVR nem no curta distancia.
Mas eu me curvo, se ha tantas FAs falando bem dos nosso caçados, eu n tenho argumentos suficientes para dizer o contrario. Agora falando de BVR, ai sim eu fico meio desconfiado ainda.
E sobre o BVR "nao ser isso tudo" eu concordo. Eu lembro do uso destes pelos f-4 e depois agora, perdao pela falta d memoria, aonde varios caças americanos fizeram uma operação, acho q nos anos 2000 contra o iraque..desert storm correto? nao lembro direito em qual conflito foi, lembro q os resultados nao foram tao bons quanto defendem.
Sobre os mig-21 sim, deve ser uma lenda aq msm no Brasil. mas humm piloto falando bem deles, provavelmente os modernizados indianos [bison correto?] q coisa.
Abraços Michel!! é sempre um prazer.
E perdao pelos meus erros e má memoria. É q sempre procuro ver opiniaoes d diversos sites, conteudos de varios para ai formar a minha propria. Mas sao conversas assim q mais aprendo.
Eu não tenho como provar que ele recebeu dinheiro dos suecos, mas na caserna todos sabem isso. Mas a mídia já chegou a tocar nesse ponto. Veja o que a Istoé escreveu sobre ele e seu filho: http://www.istoe.com.br/reportagens/250771_SOB+AS+ASAS+DOS+PAIS
ExcluirSinceramente, eu nunca li nada que falava que a Dassault estava a corromper os brasileiros. Quando a Dassault levou alguns políticos para a França, para conhecer o Rafale, ela Dassault tornou isso público.
O relatório da FAB vazou porque os militares queriam enfraquecer o governo brasileiro, que estava de olho no Rafale e isso também tem a haver com a Comissão da Verdade. Só que a FAB se lascou, porque isso atrasou a escolha do vencedor agora a FAB fica pedindo para o governo decidir logo.
Obviamente que caça monomotor é mais barato que o um caça que tem dois motores, mas o Rafale com novos motores consegue ser mais eficiente que o Gripen E/F. Eu vi um relatório da Força Aérea Suíça que mostrava que o Rafale tinha a hora de voo mais barata que o Gripen. O Rafale tem a hora de voo mais barata de que TODOS os seus concorrentes, com exceção dos caças russos.
Você pode ser uma pessoa inteligente, mas falta exercitar o pensar. Quanto tempo nós operamos o Mirage 2000B/C com motores SNECMA M53-P2 no Brasil? Quase 7 anos. Se os franceses não construíram nenhum centro de manutenção no Brasil e não tem nenhum centro fora da França, você acredita que nossos caças estão voando sem nenhuma manutenção preventiva nos motores? Cara, na boa, não sei o que você anda lendo, mas fica só no Informante para você não contaminado. E como podem falar que o custo da manutenção é altíssimo, sendo que nunca precisamos pagar pela manutenção dos caças? Você e as suas contradições... A FAB prima pela logística para que seus poucos meios não sejam interrompidos. Não acredite no que dizem por ai.
Quem disse que o Brasil não aprimora suas táticas BVR? Você acha que não treinamentos essa vertente do combate aéreo com os caças F-16, Rafale, Su-30, F-15...? Pelo visto você não tem fontes na FAB, eu tenho e sei do que falo.
E na boa, antes do MiG-21 causar algum estrago em um F-15, ele primeiro tem que permanecer em vôo. O MiG-21 até aonde eu sei é o caça supersônico mais produzido da história, é o que mais tem perdas e o que mais te acidentes. Será que um caça desses, da década do final da década de 50 teria essa sorte contra um dos melhores caças de superioridade aérea do mundo, o F-15? Duvido.
Michel, estou aq sinceramente boquiaberto pra variar. É como se toda a conversa sobre jobim, lula e todo o lobby recebido da dassault nao fosse nada, a nao ser conversa contra-rafale. Ou melhor, é como s tanto uma como a outra [dassault e saab] utilizassem da mesma estrategia para vender seus produtos. Diante disso, suspendo meu juizo.
ExcluirÉ...acho q vou parar d ler alguns sites da grande midia. Sinto como s tivesse sido enganado, serio, sem brincadeiras nem nada. Li durante tanto tempo "pessoas" falando de relatorios da propria FA Francesa sobre o custo-hora voo do rafale, o quanto o contribuinte pagou por ele, mas nunca me preocupei em ler outras fontes falando o contrario.
Sendo assim, nao entendo pq a fab deu um tiro tao grande no pé.
Oq li sobre, foi q o tempo q a fab pagou para manter o caça voando a dassault termina agora, em idos de 2013. Mas para falar a verdade, as conversas eram tao pessimistas q pareciam q o caça nao teria como voar depois de 2020 por exemplo. Mais uma vez me sinto enganado pela grande midia, sem duvida alguma. -- e sim, agora repensando é como me fazer de bobo. Como eles teriam sido revisados? teriam os motores ido para frança todo esse tempo?
Continuo discordando sobre a doutrina BVR da Fab.
Quem sabe com o tempo nao mudo de opniao?
Sim, concordo sobre o mig-21 e o f-15, mas lendas sao lendas e é oq faz da internet ser oq é. No minimo deve ter sido bem interessante ver os mig-21 contra os f-15 num red flag na india.
To aq besta. É como se as fontes [n cito sites para evitar contra-tempos, mas veja q sao muitos mesmo] contasse outra historia para favorecer alguns nichos. Michel, continue o otimo trabalho, é de homens como vc, disposto a mostrar lados contrarios da noticia, q faz deste país andar.
Abraços
Eu leio as mesmas coisas que você para saber o que andam falando, a diferença é que eu tenho fontes fidedignas onde eu posso me respaldar e exercício o pensar.
ExcluirQuanto a doutrina BVR da FAB, pense o que quiser. Espero que nossos inimigos pensam o mesmo que você e se um guerra estourar, os caças deles sejam abatidos. E eu nunca achei os mísseis BVR grande coisa, com exceção da alta manobrabilidade, como eu disse em outro post. E com a entrada dos caças de 4,5ª e 5ª geração, os mísseis BVR são um mero detalhe. Você, se fosse piloto de um Super Hornet, por exemplo, não poderia usar seus mísseis BVR contra um Su-35S. Pois para você disparar seus mísseis, você seria detectado há 400 km de distância e o contra-ataque seria impetuoso.
"e exercicio o pensar" -- me pergunto s isso foi uma falacia "ad hominem" q vc tanto gosta e eu sempre riu, ou se vc falou q suas fontes permitem q vc pense melhor.
ExcluirConfesso q as todos os sites q ando defendem muito um unico lado da noticia, mas so pelo fato d eu estar aq, discutindo e principalmente, pondo minhas crenças em desconfiança diante de fatos dos quais, nao acurei assim como minhas crenças anteriores, demonstra o quanto me preocupo com aquilo q penso e acredito.
Continuo desconfiando do BVR da Fab, rsrs.
No exemplo q vc deu, o piloto do su-35s usaria os msms misseis bvr para tentar pegar o SH.
Abraços Michel
Entenda como quiser. Mas eu jamais ataquei a pessoa em uma discussão, mas sim argumentos. Eu não me utilizo da falácia, haja vista que eu não falo o que não sei e quando falo tenho argumentos.
ExcluirLogicamente que o Su-35 usaria seus mísseis BVR para atacar o Super Hornet, eu não conheço ninguém com uma visão melhorada como a do Giora Epstein que consiga ver um caça a 40 km de distância. Um míssil com 10 m de alcance é BVR para um cego, meu caro. O AIM-9 Sidewinder, um dos dois primeiros mísseis ar-ar do mundo, tinha alcance de 35 km. Você consegue ver um alvo sem a ajuda de equipamentos há 35 km?
Bom n vou procurar as tantas falacias ad hominem q vc usa.
ExcluirMas isso n diminui em nada o corpo de seus argumentos.
E n foi oq eu disse sobre BVR?
rsrs, bom é isso Michel, sou leitor assiduo do seu blog e sempre t felicito pelo otimo trab. Abraços
Tudo o que falei até hoje eu tenho como comprovar!
ExcluirOtima noticia , que esse acordo seja logo fechado e que o brasil avance para a compra do YAK-130 A . seria um passo importante nas relaçôes BRASIL -RUSSIA . Ponto para o governo .
ResponderExcluirQual a serventia de uma aeronave assim para o Brasil?
ExcluirEi Michel o interesante que o Sistema Thor vai ficando no esquecimento ,
Excluire so que se ouve e sobre Panstir
Os russos ofereceram o Tor-M2 para o Brasil, mas quando os militares se inteiraram as capacidades do Pantsir-S tudo mudou. O míssil desse último é superior o do primeiro e o rada dele também é superior.
ExcluirE na boa, imagine se conseguirmos fazer engenharia reversa nesse sistema ou conseguimos a licença de fabricação, esse sistema é ótimo para prover a segurança das tropas blindadas, sem contar que tem um nível de proteção/segurança de um S-400.
Mas os russos ofereceram o Pantsir-S?
ExcluirMichel explique pra gente por gentileza , as diferencas entre o Sistema Thor eo Pantsir. e como esa atuliazacao do Pantisir chego ao nivel de um S-400 (Rumores que no Irak o Pantsir fico aver navios )
ExcluirPrimeiramente, quando traduzimos a palavra "Toro" do russo em cirílico para o latim, essa palavra fica "Tor" e não THOR. Logo, o modo que você escreve o nome do sistema russo é errônea.
ExcluirSegundo, a produção do sistema Pantsir-S1 começara somente em 2008, logo esse sistema não teve participação na invasão do Iraque pela coalização liderada pelos americanos.
Terceiro, eu já fui claro ao mencionar as diferenças entre o Tor-M2 e o Pantsir-S1. A diferença entre os dois é basicamente o radar de aquisição de alvos e o míssil. O radar do Pantsir-S1 é um radar em antena em fase, enquanto o radar do Tor-M2 é um radar de impulsos Doppler.
Já o míssil do Pantsir-S1 é mais moderno, mas leve, com uma cabeça de guerra 5 kg a mais que o míssil do Tor-M2... O míssil também é superior em velocidade (450 km/h mais rápido), em alcance, em teto de vôo...
O que difere o S-400 do Pantsir-S1 é que o primeiro é um SAM para proteger instalações estratégicas e é menos móvel que o segundo. Um é um SAM de longo alcance e outro de curto alcance. De resto, a efetividade do S-400 e Pantsir-S1 é a quase a mesma.
Turboélice superior a uma aeronave a jato? Cara vou te dizer uma coisa vc pode ser bom em outras áreas mas aviação não é muito a sua praia não.
ResponderExcluirSei que vc vai retrucar,estarei aqui pra te replicar nessa area quantas vzs for preciso.
ATT: GRULLA
Você sabe interpretar textos? Parece que não. Eu jamais falei que o Super Tucano era superior ao Yak-130. Você vai replicar o que seu comédia? Vai colocar palavras em minha boca?
ExcluirNa boa os russos vão colocar o radar italo-brasileiro em seus aviões de treinamento que podem ser convertido em caça de ataque para paísecos do quarto mundo.
ResponderExcluirE pensar que nossa aeronáutica usa esses radares em seus únicos caças operacionais, humilhante.