sábado, 24 de novembro de 2012

Dilma promove mulher a contra-almirante

Dalva Maria Carvalho Mendes
Médica da Marinha é a primeira oficial-general das Forças Armadas

A presidente Dilma Rousseff assinou a promoção da primeira oficial-general das Forças Armadas. A capitão de mar e guerra Dalva Maria Carvalho Mendes passará a contra-almirante - patente equivalente a general de brigada, no Exército, e a brigadeiro, na Aeronáutica. Nesta segunda-feira, ela receberá as estrelas correspondentes a seu novo posto, em cerimônia no Rio.

A promoção da capitão de mar e guerra foi antecipada pelo suplemento Ela, em outubro. O ato de promoção, que deve ser publicado na edição de segunda-feira do Diário Oficial da União, foi assinado durante reunião da presidente com o ministro da Defesa, Celso Amorim, no Palácio do Planalto, ontem à tarde, com a participação dos comandantes da Marinha, almirante Julio de Moura Neto; do Exército, general Enzo Peri; e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Os oficiais promovidos serão apresentados à presidente, no próximo mês, em cerimônia no Palácio do Planalto. No total, são 20 promoções: duas na Marinha, 17 no Exército e uma na Aeronáutica.

- Essa era uma das nossas orientações. A iniciativa abre caminho para que outras mulheres venham a ser alçadas ao posto de oficial-general. Estamos muito felizes - disse o ministro Celso Amorim.

Viúva e mãe de dois filhos
Dalva Maria é diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, na Tijuca. Graduada em medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), ela entrou na Marinha em 1981. Especializada em anestesia, exerceu praticamente toda a sua carreira no Hospital Naval Marcílio Dias, onde chegou a vice-diretora. Natural do Rio, tem 56 anos, é viúva e mãe dois filhos. Na carreira, Dalva Maria foi condecorada com a Ordem do Mérito Naval, a Medalha Mérito Tamandaré e a Medalha Militar com Passador de Ouro.

A Marinha foi a primeira das três Forças a aceitar mulheres em seus quadros, em 1980. Dos 2.882 oficiais da Marinha, 33,3% são mulheres; dos 2.933 praças, 6,8%. No total, há 21.222 mulheres nas três Forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário