quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Submarino "Severodvinsk" não falhou nos testes, afirma USC

Submarino Severodvinsk é lançado em 15 de junho de 2010 com grande pompa

O submarino nuclear de ataque russo K-329 Severodvinsk da classe Yasen (Project 885), o qual passa por testes no Mar Branco não fracassou em nenhum teste até o momento e o cronograma de testes está em plena conformidade, revelou hoje a agência de notícias ITAR-TASS citando um funcionário da USC (United Shipbuilding Corporation).

Segundo Anatoly Shlemov, os relatos da mídia russa que o submarino K-329 Severodvinsk falhou nos testes de seu reator não tem base alguma.

“O programa de testes é realizado conforme planejado em 2011. Houvera três saída ao mar do Severodvinsk. Este ano ele saiu ao mar duas vez de novo bem sucedidas”, disse Shlemov.

Em 13 de agosto passado, a agência de notícias russas Interfax noticiou que o reator do K-329 Severodvinsk não conseguiu atingir a potência necessária, informação que eu constei em um debate com um leitor do assíduo. Eu fomento a tese de que o reator não teve problema alguma, afinal ele é relativamente novo. Para efeito de comparação, o reator do K-329 Severodvinsk é mais moderno que os reatores dos submarinos estratégicos da classe Borey e com maior potência. Os submarinos russos da classe Borey nunca tiveram problemas com os reatores dos submarinos dessa classe.

Na mesma notícia a Interfax diz que o comissionamento do submarino K-329 Severodvinsk seria realizado em 2013 o que contradiz as afirmações anteriores, de que o submarino seria comissionado no final de 2012.

A classe Yasen de submarinos de ataque nucleares foi projetada para lançar uma vasta variedade de mísseis de cruzeiro de longo alcance (até 5.000 km), com ogivas nucleares ou convencionais, que efetivamente serão usados contra navios de superfície inimigos e alvos em terra. Os submarinos dessa classe também são capazes de caçar e destruir submarinos inimigos.

O armamento do submarino inclui 24 mísseis de cruzeiro, 8 lançadores de torpedos, bem como minas submarinas e mísseis anti-navio. Além disso o submarino tem 8 tubos para o lançamento de torpedos de 533mm e 650mm.

6 comentários:

  1. Obrigada pelo esclarecimento michel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço bem a militaria russa (risos), eu sei quando uma notícia pode ser verdade ou não. Estava na cara que a notícia que você viu não procedia.

      Excluir
    2. Isso é verdade, eu tb vi uma noticia em que o rogozin dizia que a rússia estava atrasada 12 anos em electrónica militar. Bem, ele podia ter especificado melhor.

      Excluir
    3. Deviam proibir ou castigar funcionáriso ou generais de dizer falhas dos militares, em qualquer país, pois independentemente de ser verdad ou não é perigoso dizer isso.

      Excluir
    4. Creio que o Rogozin se referia alguns sistemas eletrônicos embarcados em caças e navios. Pode ser que alguns sistemas de comunicação estejam defasados, mas já melhoraram muito nos últimos anos.

      Excluir
    5. Bem, aquilo do barnault mostra que atrasados em electrónica eles não estão mesmo, simplesmente falta colocar esses modernos equipamentos electrónicos nos seus sistemas militares. Mas vejo muitas vezes cada noticia sobre o estado militar da russia, uma dizia que os tanques chineses mais recentes eram melhores mesmo em relação ao t-90ms, sabe qual era o site? area militar kkkkkkkkkk

      Excluir