terça-feira, 7 de agosto de 2012

Engenheiros russos pode fazer ogivas de mísseis a partir do linho


As ogivas de mísseis podem ser feitas a partir de linho, declarou hoje o diretor do Instituto russo de materiais aeronáuticos, Evgueni Kablov.

“É possível usar linha como material primeira para obter o “uglen” (fibra de carbono) que condiciona grande medida a capacidade de alcançar temperaturas muito elevadas na ogiva do míssil. Usamos os fios de linho para produzir a celulose e transformar em uglen”, explica o cientista em declarações à RIA NOVOSTI.

O cientistas disse que seu Instituto (VTsIAM por sua sigla em russo) busca produzir a partir de recursos naturais, verdes, materiais composto que podem ser usados como reforço. “Os trabalhos mais promissores desenvolvemos com fibras de linha, planta importe que se viu marginalizada na Rússia”, disse.

Ele recordou que o imperador Napolão perguntou aos seus auxiliares em 1812 por  que os soldados russos raras vezes ficavam doentes e não tinha piolho. “Porque eles usam roupas interiores de linho”, foi a resposta. “E Napoleão, como reformista que era, deu a ordens para que na França tivesse regiões que cultivasse o linho para roupa interior dos militares franceses”, disse Koblov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário