sexta-feira, 20 de julho de 2012

Turquia desenvolverá uma versão de ataque do UAV “Anka”


A Turquia decidiu criar uma versão de ataque do UAV ‘Anka’ (Fenix em turco) de reconhecimento, informou o Jane’s.

De acordo com o Jane’s, a Turquia decidiu desenvolver seu próprio UAV de ataque (UCAV por sua sigla em inglês), depois que o Congresso Americano negou o pedido turco em adquirir 4 MQ-1 e 2 MQ-9 Reaper.

Os militares turcos desejam utilizar o Anka-B (TIHA-B) no sudeste da Turquia no combate contra a guerrilha curda separatista PKK.

A data da criação do Anka-B, assim como os custos do projeto não fora divulgados. Em abril deste o Ministério da Turquia encomendou 10 unidades do Anka-A (TIHA-A). O O primeiro UAV turco de média altura e de longo alcance fez seu primeiro vôo em 31 de dezembro do ano passado.

O TAI Anka tem um motor a diesel de 155 cavalos de potência e, é capaz de voar em um teto de até 9 mil metros e tem uma autonomia de vôo de 24 horas (com um tanque extra de 200 km de combustível) O UAV tem uma envergadura 17, 3 metros e mede cerca de 10 metros. O UAV está dotado de um motor Thielert Centurion 2.0 turbocharged de 4 cilindros, de 135 hp. A aeronave pode alcançar até 217 km/h e um raio de ação de 200 km.

O TAI Anka foi apresentado ao público pela primeira vez no dia 16 de julho de 2010, mas só somente em dezembro do mesmo ano que o UAV alçou vôo pela primeira vez. O custo do projeto alcançou a bagatela de US$ 107 milhões. A princípio a entrada no serviço operacional do UAV estava prevista para 2013, mas diante do avanço no cronograma, as autoridades turcas já falam que o TAI Anka poderá ser posto em serviço operacional ainda esse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário