sexta-feira, 20 de julho de 2012

Navio que levava armas russas à Síria retorna para


Um navio mercante russo que transportava um lote de helicópteros de ataque Mil Mi-24 e sistemas de defesa antiaéreas para a Síria, foi descarregado no porto russo de Baltiysk, em Kaliningrado, afirmou uma fonte de segurança russa.

“O navio foi descarregado”, disse a fonte. “Esses helicópteros estão agora na costa. A decisão para a Rosoboronexport sobre o que fazer com eles deve sair em breve”, disse a fonte.

Os helicópteros sírios Mi-24 foram modernizados na 150ª planta de reparos no enclave russo de Kaliningrado e estão no centro de uma polêmica diplomática entre Rússia e o ocidente.

A secretária de estado dos EUA, Hillary Clinton, acusou a Rússia de fornecer helicópteros de ataque à Damasco, helicópteros esses, segundo ela, poderia ser usados contra aqueles que são contrários ao atual regime (entenda rebeldes). A Rússia, no entanto, disse que estava apenas cumprindo um contrato de atualização assinado há muito tempo.

Segundo a FEMCO, empresa proprietária do navio Alaed, disse que a documentação que acompanha a carga não faz uma ligação com a Síria.

O Alaed zarpou em junho do porto de Baltiysk rumo à Síria. O navio levava alegadamente 3 helicópteros de ataque Mi-25 e alguns sistemas antiaéreos. No mês passado, o Alaed teve que voltar à Rússia depois que seu seguro foi cancelado por uma empresa britânica a pedido do governo do Reino Unido.



4 comentários:

  1. acusarem de que os helicópteros seriam usados para ataque até vais, mais mísseis antiaéreos arma puramente defensiva estão brecando com o que? se a rússia recuar e não entregar no mínimo os mísseis antiaéreos vai passar vergonha e perder creadibilidade com seus clientes, já deram uma mancada similar no s-300 puramente defensivo e não venderam ao irã, por pressão, que ameaça pode representar o s-300 se não a quem bombardei o irã em ter seus aviões e mísseis abatidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chantagem dos EUA. Olhe a reportagem abaixo. Se os russos entregarem os helicópteros, os Estados Unidos passam uma lei proibindo os EUA e possivelmente todo o resto do mundo de transacionar com esta respectiva empresa.
      Os russos evidentemente escolheram um lado e Assad está sozinho agora.

      Excluir
    2. O Assad não está sozinho não. A Russia votou contra a resolução ontem e a China também. Isso é um forte apoio para Assad.

      Muitas armas podem estar sendo enviados por outros caminhos. A Russia não teme as ameaças dos EUA.

      Excluir
  2. Sabem o que cheira isso tudo? Um plano para uma nova guerra fria, altamente conveniente para industria bélica, certas atitudes dos EUA & UE, chegam a tais níveis que a Rússia ou recua e cruza os braços vendo perder todos os aliados, ou rompe de vez e cria uma aliança de países e volta aquele clima de guerra fria, não tem como toda hora EUA & UE derrubarem um governo com ligações com a Rússia com pretextos amplamente ridículos e a Rússia fingir que nada acontece.

    ResponderExcluir