O navio “Makhachkala”, a mais nova corveta russa, começou ontem (27) suas provas em mar, especificamente no Mar Báltico, antes de ser entregue à Flotilha do Mar Cáspio, comentou um porta-voz do Distrito Militar do Sul.
“O navio se lançou no mar pela primeira vez e se comprovará o funcionamento do grupo propulsor e a preparação da tripulação”, comentou o porta-voz.
Ele disse também que a corveta deverá ser submetida a testes estatais e só depois será incorporada a Flotilha do Cáspio. Se tudo der certo, a nova corveta poderá começar serviço na Marinha Russa já no final de 2012.
O navio é o terceiro de sua classe, que já tem as corvetas “Astrakhan” e “Volgodonsk” no servi ativo da Flotilha do Cáspio.
Construída pelo estaleiro russo Sankt-Peterburg e projetada pelo Zelenodolsk Design Bureau, a corveta Makhachkala, pertencente ao Projeto 21630 “Buyan”, foi construída com tecnologia furtiva. Por ser um navio relativamente pequeno, destaca-se pela sua manobrabilidade. Seu armamento é constituído por um canhão de 100mm A-190-5P-10, dois CIWS de 30mm AK-630, foguetes BM-21 Grad, mísseis anti-navio, anti-submarino e de cruzeiro 3M-54 Klub, dois metralhadoras em 14.5 mm e três em 7.62 mm, e para prover a defesa aérea a corveta será dotada de mísseis anti-aéreos Igla-1M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário