domingo, 19 de fevereiro de 2012
Ministro britânico diz que Irã pode causar Guerra Fria
Para William Hague, pretensões nucleares do país podem levar a um desastre mundial
O ministro britânico de Relações Exteriores, William Hague, disse que as pretensões nucleares do Irã podem levar a "uma Guerra Fria" no Oriente Médio, mais perigosa do que a dos países ocidentais com a União Soviética.
A afirmação foi feita em entrevista ao "The Daily Telegraph". Hague disse ainda que, se o Irã desenvolver armas nucleares, "outras nações da região poderão querer fazer o mesmo".
"A ameaça de uma Guerra Fria no Oriente Médio seria um desastre mundial", disse.
O Irã rejeita as acusações de que seu programa nuclear tenha o objetivo de produzir armas. Segundo o governo, trata-se de um programa pacífico e que visa a geração de energia elétrica.
Hague descarta o apoio a ações militares contra o Irã, mas é a favor de sanções.
Na semana passada, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ofereceu a retomada das negociações, suspensas há mais de um ano.
A economia do país vem sendo duramente afetada com as sanções impostas à sua indústria petrolífera.
Sobre especulações de um eventual ataque de Israel contra instalações nucleares iranianas, Hague disse que a ação teria "enormes riscos".
NO MEDITERRÂNEO
Ontem, barcos de guerra iranianos entraram no Mediterrâneo após atravessar o canal de Suez na sexta-feira.
O comandante-chefe da Marinha, o almirante Habibolá Sayyari, disse que o objetivo da missão é passar "uma mensagem de paz e amizade" aos países da região e "mostrar o poder da República Islâmica do Irã".
Nenhum comentário:
Postar um comentário