segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Alcance do MiG-31 é duplicado

Mikoyan-Gurevich MiG-31BM 

A Força Aérea Russa terá em breve um novo míssil ar-ar que duplicará a eficácia dos interceptadores MiG-31 “Foxhound”.

Os testes do novo míssil com muito maior alcance estão em sua fase final só restam realizar poucos lançamentos de testes, informou o comanda da Força Aérea Russa, o cornel-general Alexander Zelin.

O novo míssil formará parte do pacote de modernização do conhecido interceptador MiG-31 “Foxhound”. Após a modernização, o lendário caça receberá a nomenclatura de MiG-31BM.

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou o plano de atualizar 60 caças MiG-31 Foxhound, afim de dotá-los de novos sistemas de controle de armas e novos radares com um alcance de 320 km, radares esses que serão capazes de engajar até 10 alvos de forma simultânea e ataque ao mesmo tempo 6 deles. As missões destes tipos de aeronaves são destruir aviões e mísseis de cruzeiros inimigos.

Em comparação com as versões do MiG-31 Foxhound já existentes, o novo MiG-31BM não mudará suas características de voo. A velocidade de cruzeiro destas aeronaves gira em torno de 2.500 km/h, sendo que sua velocidade máxima é de 3.000 km/h. O raio de ação dos MiG-31 Foxhound é de 720 km de distância. Se estima que a Força Aérea Russa opera entre 137 e 146 caças desse modelo, sendo que mais 100 estão na reserva.

Zelin não identificou o míssil, mas especialistas creem que se trata do míssil RVV-BD, uma versão atualizada do K-37M, míssil com mais de 300 km de alcance, desenvolvido em 1994. O sufixo “BD” pode estar relacionada com as palavras russas “BOLSHOI” e “DALNOST” (longo alcance). Lamentavelmente, o desenvolvimento desse sistema foi suspenso por cerca de 15 anos devidos a problemas de financiamento.

Uma versão de exportação dessa arma foi apresentada no MAKS 2011.
Ao destacar outros avanços no desenvolvimento de munições para a Força Aérea Russa, Zelin disse: “estamos por receber um novo míssil de cruzeiro com grande alcance; na espera da aviação tático-operacional, estamos trabalhando intensamente em mísseis de grande alcance ar-ar, anti-radar, e anti-navio. Zelin disse que essas armas já são realidade e que estão em desenvolvimento.

No entanto, segundo Zelin, os aviões de combate russo não dispõe de avançados mísseis do tipo “dispare e esqueça de grande alcance.

“A Aviação do Exército não recebeu um míssil que use o método dispare e esqueça”. Zelin agregou que o desenvolvimento desses mísseis está sendo realizando e que atualmente os militares já tem uma idéia de como esses mísseis poderiam ser.

Veja também: Força Aérea Russa testa novo míssil tático para o MiG-31BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário