segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Rússia pode vender à Arábia Saudita sistema de defesa anti-aérea, helicópteros e outras armas

A Rússia está perto de fechar com a Arábia Saudita, o fornecimento de helicópteros e sistemas anti-aéreos, declarou hoje o subdiretor da Rosoboronexport, estatal russa responsável pelas exportações de armamentos, Alexander Mikheyev.

“A Rosoboronexport já assinou uma série de grandes contratos (com a Arábia Saudita), e eles estão sendo implementados”, disse Mikheyev durante o Dubai Airshow 2011. Ele não especificou os acordos em andamento com a Arábia Saudita.

“Nós temos feito um trabalho intensivo em novos contratos, incluindo helicópteros e sistema de defesa anti-aérea. A parte russa esta disposta a continuar as negociações com o Ministério da Defesa saudita enquanto o departamento não toma uma decisão”, disse Mikheyev.

A Rússia desde 2007 negocia com a Arábia Saudita um contrato de cerca de US$ 6 bilhões em armas. O pacote de armas que a Rússia pretende vender à Riad incluí tanques de batalha T-90S, veículo de combate de infantaria BMP-4 , helicópteros de ataque Mi-35 “Hind”, helicópteros multifuncionais Mi-17 “Hip” e também sistemas de defesa anti-aérea  Pansir-S1.

Segundo vários meios de comunicação, Moscou e Riad também negociaram o fornecimento de sistema anti-aéreos  S-300PMU-2 Favorit e S-400 Triumf.

O potencial acordo entre e Rússia e Arábia Saudita seria um grande avançado para Rússia, uma vez que o mercado saudita é dominado por países ocidentais, em especial EUA, Alemanha, França e Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário