Quem acompanha o blog assiduamente, soube que o Irã e o Líbano, por esforços do Hizbollah, prenderam vários espiões americanos nos últimos. Muita gente pode achar normal que um estado como Irã prenda agentes espiões, mas tem muita gente que não acredita que o Hizbollah possa realizar operações de contra-inteligência e “bater de frente” com americanos, israelenses, britânicos, franceses...
Os descrentes acreditam em tudo, até nas fantasiosas histórias dos feitos militares americanos e israelenses. Se esses céticos fossem realmente interessados pelos assuntos, saberiam que maravilhoso de inteligência do Hizbollah não veio do nada, mas é fruto de um audacioso programa de profissionalização dos militantes. Hoje em dia não é qualquer um que pode integrar as fileiras do Hizbollah. É bem verdade que se você quiser integrar ao Hizbollah, você pode, mas depois de estar dentro do grupo você passará por um intenso e rígido treinamento, quiçá mais rigoroso com o treinamento militar primária oferecido pelas Forças de Defesa de Israel.
O Hizbollah atingiu uma experiência em combate sensacional, há quem diga que o grupo reinventará a guerra irregular. Os melhores homens do Hizbollah são treinados pelas Forças Especiais iranianas, é muito comum ver libaneses do Hizbollah passando por treinamentos do Pasdaran. O Hizbollah é um grupo muito organizado que tem até grupos de comandos e unidades para a guerra eletrônica. O Hizbollah “seduziu” veteranos chechenos da Guerra da Chechênia, muitos desses serviram por anos às Forças Armadas Soviéticas antes da URSS ruir.
Mudando de assunto e concentrado as atenções na área de inteligência, os serviços de inteligência do Irã, em especial a VEVAK (Vezarat-e Ettela'at va Amniyat-e Keshvar) e a SASA (Intelligence and security organization of Islamic Revolutionary Guards Corps) sempre prestaram “consultariam” aos aliados do Hizbollah. Por falar na VEVAK, o alemão BND (Bundesnachrichtendienst) ensinou a arte da inteligência aos iranianos. Por tanto, senhores, como vemos, o resultados obtidos pelo Hizbollah na área de inteligência não se deram por acaso.
Recentemente, um ex-funcionário da CIA, revelou a uma agência de notícias iraniana que o a inteligência do Hizbollah é melhor do que a da KGB. Muitos podem achar isso normal, afinal os tempos são outros. Sim, os tempos são outros, mas as técnicas de inteligência e contra-inteligência continuam intocáveis, com exceção dos meios de comunicação e espionagem de hoje, que são mais modernos.
Quando eu cito um ex-funcionário da CIA, eu não estou falando de um qualquer, eu estou a falar de Robert "Bob" Booker Baer, escritor de alguns livros e que dois em especial inspirou o filme de Hollywood Syriana. Para Baer, as capacidade do Hizbollah de contra-inteligência são formidáveis e que jamais devem ser subestimadas.
Baer fala com propriedade, pois ele trabalhou no Oriente Médio. Segundo ele “os agentes americanos lutaram na maior parte década passada em uma guerra de sombras” e descreveu como os agentes do Hizbollah como extremamente eficazes no âmbito da contra-espionagem.
Ao longo dos anos, o Hizbollah provou ser bem persistente e bem sucedido, tanto na detecção de informantes da CIA em suas fileiras como na tentativa de plantar seus próprios agentes duplos na CIA, disse Baer.
Uma tática muito usada pelo Hizbollah, diz Baer, é de enviar agentes às embaixadas americanas no Oriente Médio e países do Mediterrâneo afirmando que tem têem informações sobre ataques que estão sendo planejados contra alvos dos EUA.
Ao invés de fornecer informações reais sobre ataques, o agente do Hizbollah usa suas visitas às embaixadas americanas para reunir informações sobre medidas e procedimentos de segurança na embaixada, medidas e procedimentos esses que podem ser usados para possíveis ataques.
“A segurança do Hizbollah é tão boa quanto qualquer outro no mundo (país). É melhor do que a da KGB”, agência de espionagem da antiga URSS, diz Baer.
Tbm , Nao duvido que Mossad seja superio a CIA
ResponderExcluirO Mossad é pura propaganda.
ResponderExcluirO Mossad reconhecido pela CIA como tendo alta capacidade!!
ResponderExcluirMais te gente que não aceita só acredita no que ouve na TV.
Mas quem disse que a CIA é referência em inteligência? A CIA coleciona fracassos, dificilmente tinha êxito contra os soviéticos. A Zona Verde, em Bagdá, foi ficou segura depois da "consultoria" do serviço secreto alemão, o BND. O Mossad só teve um bom momento, que foi na década de 70 até a década de 80, período esse que os espiões israelenses eram oriundos dos satélites da URSS.
ResponderExcluir