A Índia está disposta a encomendar um lote adicional de 59 helicópteros de transporte Mi-17V-5 à Rússia, lote esse que se somará aos 80 helicópteros Mi-17V-5 já encomendados, informou ontem o jornal indiano “The Times of India”.
Um funcionário do mais alto escalão do governo indiano, falou em condição de anonimato que o valor do novo contrato gira em torno de US$ 1 bilhão. Ademais, o novo lote contará com o fornecimento de armas para os helicópteros.
O primeiro contrato de compra e venda de 80 helicópteros multifuncionais Mi-17V-5 foi fechado e 2008 e o valor do contrato ascendeu o valor de US$ 1,3 bilhão. Os primeiros helicópteros Mi-17V-5 foram fornecidos à Índia no outono (na Rússia) desde ano e os últimos serão entregues em 2014.
O Mi-17V-5 é a versão mais modernos do veterano Mi-8. A família Mi-8 foi lançada em 1964 (seu primeiro protótipo foi construído em 1961), pelo engenheiro Mikhail Leontyevich Mil. Ao longo do tempo, a família ganhou inúmeras modificações e passou a ser muito mais do que um helicóptero de transporte. Hoje a família tem versões para o transporte, resgate, combate e etc. O helicóptero já foi comprado por quase 100 países.
A versão armada do Mi-17V-5 foi projetada para o transporte de carga e pessoal das tropas aerotransportadas, apoio de fogo e operações em terra e também bombardeiro de precisão. A máquina está dotada com sistema de proteção de mísseis anti-aéreos guiados e outros equipamentos.
Depois do fracasso do helicóptero russo Mi-28N “Caçador Noturno”, considerado por muitos um projeto ainda “verdade” frente ao helicóptero de ataque AH-64D Apache de Boeing, da americana Boeing, a aquisição de um lote adicional de Mi-17V-5 por parte da Índia é percebida como a confirmação de que a Força Aérea Indiana segue confiando na Rússia, seu velho provedor de armas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário