quinta-feira, 3 de novembro de 2011

China continua a vender avançadas armas ao Irã, diz relatório do Congresso Americano

Míssil de cruzeiro anti-navio YJ-82
A China continua provendo avançados mísseis e outros tipos de armas convencionais ao Irã e isso poderia estar violando as sanções da ONU contra o regime de Teerã, assim concluiu um projeto de relatório da Comissão EUA-China do Congresso Americano.

Segundo o relatório, o qual se tornará público em 16 de novembro, diz que a China vendeu US$ 312 milhões de armas ao Irã, perdendo apenas para a Rússia, após o Congresso Americano aprovar a Lei de Apoio à Liberdade no Irã em 2006, o que permite que o governo americano sancionar empresas estrangeiras que fornecem armas avançadas ao Irã.

O relatório também diz que, depois que a Rússia começou a cortar a transferência de armas armas para o Irã em 2008, a China se tornou o maior fornecedor de avançadas armas ao Irã.

A maioria de armas avançadas fornecidas pela China ao regime de Teerã inclui mísseis de cruzeiro anti navio, incluindo mísseis Yingji-82  (C-802),  CSS-N-8 Saccade segundo a classificação OTAN. Em 1997, a China se comprometeu com os EUA que não venderia tais mísseis ao Irã.

Além de fornecer avançados mísseis anti-navio ao Irã, a China, segundo o relatório preliminar, construir uma fabrica de mísseis no Irã no ano passado para a produção de mísseis de cruzeiro anti-navio do tipo Nasr-1.

A respeito da ajuda chinesa no programa nuclear iraniano e no programa de mísseis balísticos, já refutada pelo governo chinês, o relatório diz que ainda de alguma forma, o governo chinês ou empresas chineses continuam calmamente prestando algum tipo de apoio ao Irã em sua busca para armas de destruição em massa e no âmbito de mísseis balísticos.

O relatório diz também que a China continua ajudando o programa militar norte-coreano, bem como prestando ajuda financeira e assistência técnica à Pyongyang.

7 comentários:

  1. Os EUA são hipócritas demais.Acham que tem controle sobre tudo.

    Tanto China quanto a Russia continuam vendendo armas avançadas para o Irã. Irã tem que se armar para não ser pressa fácil para perseguidores como EUA e a Otan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda é pouco esta ajuda deveria ser mais intensa não resta muito tempo

      Excluir
  2. tomara que nao ataque o irã =/

    ResponderExcluir
  3. sera que israel irá atacar o irã?

    ResponderExcluir
  4. O EUA quer armar até os dentes todos os seus aliados e manter desarmadas suas possíveis presas, só os tolos, ou atraiçoados por seus "líderes", aceitam esta política, como o Brasil... que assinou tratados de limitação de mísseis e o TNP.

    ResponderExcluir
  5. Há uma parcela política no Brasil tentando aprovar no legislativo federal mais grana pra Defesa. Isso nao vai acontecer porém antes da sociedade entrar no debate e ser convencida da necessidade... ou a sociedade brasileira abraça a questão e deixa de ser preguiçosa e ignorante e acomodada ("que nada... Brasil em guerra? mais fácil argentino pedir desculpas, dizer obrigado e pedir por favor). Ou popularizam a questão da defesa ou vamos acordar com gringos andando pelo quintal.

    ResponderExcluir
  6. No quintal já estão, vão entrar pela cozinha, pela frente dá muito na vista.

    ResponderExcluir