O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realiza até o 21 de outubro, a Operação Barreira V, no Rio Grande do Norte. No dia 20, às 15 horas, está previsto o lançamento e rastreamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB), com carga útil tecnológica, sem carga útil científica. O objetivo é o treinamento operacional do Centro de Lançamento e, ainda, a obtenção de dados para qualificação e certificação dos referidos foguetes, cumprindo as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).
A Operação Barreira V envolve direta ou indiretamente 200 servidores entre civis e militares do CLBI. Participam da Operação a Agência Espacial Brasileira (AEB), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Instituto de Fomento Industrial (IFI), 3º Distrito Naval, Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e AVIBRAS.
A duração do voo, que compreende da decolagem até o impacto, está estimada em 2 minutos e 45 segundos, com apogeu aproximado de 32,656 km e alcance de 17,209 km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário