sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Índia procura um melhor motor para seu caça de 5ª geração

PAK-FA T-50
Comandante-em-chefe da Força Aérea Indiana diz estar satisfeito com os progressos do caça de quinta geração, mas que procura uma atualização para o motor

A Força Aérea Indiana irá procurar um motor mais potente para o HAL FGFA, caça furtivo de quinta geração que a Índia está desenvolvendo com a ajuda russa e que será entregue em 2018, disse um alto oficial do governo indiano.

A Força Aérea Indiana planeja comprar inicialmente 250 caças HAL FGFA e 126 caças leve de fabricação nacional – HAL Tejas – além de atualizar seus caças do tipo MiG-29, Dassault Miragem 2000H/TH e os caças de ataque ao solo SEPECAT Jaguar.

A empresa indiana Hindustan Aeronautics Ltd e as russas Rosoboronexport e Sukhoi Co. assinaram em 2010 uma joint-venture para o desenvolvimento de um caça de quinta geração para a Aérea Indiana.

A Índia planeja colocar os caças no serviço ativo de sua força Aérea entre 2017 ou 2018.

O comandante-em-chefe da Força Aérea Indiana, o marechal-do-ar Norman Anil Kumar Browne, diz estar satisfeito com o programa de desenvolvimento do caça de quinta geração indiano, mas não nega que a Força Aérea está buscando um motor melhor e mais potente.

“Ele já voo em inúmeras sortidas” (em referência ao motor Al-31F que tem sido usado no PAK-FA T-50), disse Browne à margem de uma conferência aeroespacial em Nova Délhi. “Muitas mudanças ocorrerão até que tenhamos a nossa primeira aeronave. O motor será diferente. Vai ser um motor mais potente do que temos agora. Nós iremos selecionar o motor.”

O comandante da Força Aérea não deu maiores detalhes de como será esse novo motor ou suas capacidades.

Além disso, Deba R. Mohanty, pesquisador sênior Observer Research Foundation diz que a Índia pode aprender muito pouco sobre a invisibilidade de caças, uma vez que a maioria dos trabalhos já fora concluídos pela Rússia.

“Quando falamos desse desenvolvimento conjunto, três áreas são muito importantes: atualização de aviônicos, composição de material relacionada a tecnologia furtiva e motores, o que poderia ajudar no nosso programa de motores “Kaveri”, disse Mohanty. O programa “Kaveri” (GTRE GTX-35VS Kaveri) é um programa indiano de desenvolvimento de um motor turbofan de pós-combustão. O programa está em curso desde 1996 e já foram construídos 6 unidades do motor. O custo do projeto já ascende o valor de US$640  milhões.

“Eu não acho que a Índia herdará muito conhecido do projeto (HAL FGFA). Desejava que a Índia aderisse ao programa (PAK-FA) mais cedo.

11 comentários:

  1. Quando falo que produtos russos não são confiáveis, tem gente que tem "piti". Produtos aeronáuticos russos ainda sofrem com o péssimo controle de qualidade ainda oriundo da formação de operários especialistas da época da URSS, quando o governo fingia que pagava e eles fingiam que trabalhavam!
    A Índia tem um dos maiores programas de transferências de tecnologia com a Russia e demonstram insatisfação com vários deles. Exemplo no post acima.

    ResponderExcluir
  2. Cidadão, deixe de sensacionalismo! Pelo que eu pude perceber, essa matéria é uma critica ao jeito que a Índia aderiu ao programa PAK-FA T-50 russo. É normal que a Índia busque um melhor motor, afinal a Rússia ainda está testando o motor definitivo. A critica dos militares indianos é com relação ao motor Al-31F, um motor nada moderno, da década de 70, se eu não me engano, que foi montado no PAK-FA para não atrasar o cronograma do motor, visto, e insisto, que o motor definitivo não estava pronto. O curioso é que mesmo não tendo um motor definitivo, o PAK-FA T-50 é considerado o mais poderoso caça do mundo. Se fosse verdade o que você falou, o PAK-FA T-50 não seria a excelência das aeronaves de caça, não?

    Quanto a insatisfação dos indianos para os com os russos, essa insatisfação é estritamente por causa da demora dos russos em resolver os problemas indianos, afinal, a Rússia não tem mais toda aquela capacidade industrial que tinha em tempos de URSS. Mesmo com esses problemas, a Índia não para de comprar armas russas. Aliás, a Índia é o maior importador de armas russas.

    ResponderExcluir
  3. Todo protótipo é considerado o melhor no caso o mais poderoso do mundo, quero ver é quando colocarem em produção, não vão ter $ para colocar toda as tecnologias que falam que possuem.
    Lembro de um caso em que um piloto russo desertou e levou para o Japão na década de 60 ou 70 um Mig, quando analizado era bem diferente do apregoado.
    Portanto tanto os americanos quanto os russos, chineses , iranianos ,nós,etc, fazem propaganda enganosa, uns mais outros menos é a doutrina.
    "A arte da guerra se baseia no engano". Sun Tzu
    Não é sensacionalismo é fato.

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma meia verdade. Veja o caso do Gripen NG, é um projeto mais novo que o Su-35 e em nenhum momento o caça sueco foi clamado como o mais poderoso de sua geração.

    Por um acaso você é algum profeta ou vidente? Como pode afirmar que o caça russo não terá todos os componentes? Os russos são alto-suficiente em tudo, a indústria bélica desse país funciona diferente dos países ocidentais. As armas de alta tecnologia na Rússia são bem mais baratas para o governo, diferentemente do que acontece no ocidente.

    O MiG-25 pilotado pelo desertor Viktor Ivanovich Belenko não tinha nada que os soviéticos não tinha falado. Quem criou um mito envolta do MiG-25 não foram os soviéticos, mas sim os ocidentais. E o caça foi um senhor caça, tão é verdade que fora vendido para um seleto grupo de países aliados do regime soviético.

    O caça era tão bom que fez sucesso durante a Guerra Irã-Iraque. O piloto iraquiano Mohommed Rayyan, teve 10 vitórias nessa guerra.

    E o que dizer do piloto americano Scott Speicher que fora abatido com seu F-18 por um MiG-25?

    Quanto a propaganda enganosa que você diz, eu não conheço uma arma soviética/russa que não seja respeitada pelo ocidente.

    ResponderExcluir
  5. Comparar Gripen NG com PAK-FA T50 é apelação. A proposta é outra.
    Combate aéreo depende de muitas variáveis quase todos já foram derrubados.
    O quase é pelos que não entraram em combate.

    ResponderExcluir
  6. Quem comparou o Gripen NG com o PAK-FA T-50? Eu comparei-o com o Su-35, que é da mesma geração. São sou aviador militar, mas sei respeitar as gerações dos caças.

    ResponderExcluir
  7. "Urubu já derrubou muitos aviões, civil e militar."
    Veja o que é a propaganda:
    As simulações da Saab teriam mostrado que o Gripen NG equipado com mísseis MBDA Meteor (BVR) e mísseis Diehl BGT Defence IRIS-T (WVR) derrotou o Su-35 na razão de 6:1, ou seja, a cada Gripen NG abatido, seriam abatidos 6 caças Su-35. (Fonte Saab)
    Continuo não acreditando em Papai Noel."A arte da guerra se baseia no engano". Sun Tzu

    ResponderExcluir
  8. 1- Olha a comparação com F-5(modelo antigo com radar caolho), é brincadeira. Para com isso.
    "Muitos pilotos iraquianos de Mig ganharam notoriedade durante a guerra com o Irã. O mais conhecido foi Tenente (mais tarde Coronel) Mohamed ‘Sky Falcon‘ Rayyan, que voou o Mig-21MF em 1980-81, e reivindicou duas vitórias ( confirmadas) contra os F-5Es Iranianos em 1980. Quando no posto de Capitão, Rayyan foi qualificado no MiG-25P no final de 1981, no qual reivindicou 8 vitórias, duas das quais confirmadas, mais tarde foi abatido e morto por um F-14 e um F-5 da IRIAF em 1986."
    Só teve 4 vitórias confirmadas e dançou contra um F-14 + F-5 "caolho" que na época voavam amarrado com arame por falta de peças.
    Será que as outras vitórias não foram bravatas? Na querra é assim, criam-se heróis para justificar as perdas e levantar a moral.

    2- Em 17 de janeiro , tenente-comandante. Michael Scott Speicher, voando uma Hornet F/A-18C de VFA-81, a bordo do USS Saratoga, foi abatido por um míssil terra-ar do Iraque,a primeira vítima EUA da Guerra do Golfo.Fonte www.uscarriers.net
    Suas informações não batem com as minhas, não tem nenhum MIG-25 no abate do americano.
    Só para mostrar a desinformação que os governos utilizam como propaganda, fica difícil acreditar em alguém...

    ResponderExcluir
  9. Tambem achei outra desinformação: A marinha americana num relatório afirma até hoje que o que abateu foi um míssil SAM, porém um piloto que estava na mesma missão, contou para a esposa dele que foi um MiG que o derrubou. Um relatório da CIA, confirma a versão do piloto, apontando a aeronave iraquiana que abateu o americano como sendo um Mig-25 Foxbat. Como seu corpo não foi encontrado, ele faz parte da lista dos MIA (Desaparecidos em Ação.)
    Como é difícil acreditar em alguém, por isso duvido dos russos também.

    ResponderExcluir
  10. Nem a Marinha Americana sabe como o F-18 de Michael Scott Speicher foi abatido. Os iraquianos disseram que um MiG-25 abateu o F-18 da Marinha Americana.

    Em tempo, o corpo de Michael Scott Speicher e de seu co-piloto foram achados!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo novo layout ficou 10.
    No site Alide mostram fotos de um museu da marinha americana onde há um espaço para a historia e as medalhas do Ten. Speicher.
    Seu corpo já está em território americano.
    Abs.

    ResponderExcluir