quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pyongyang se prepara para testar seu novo míssil de médio alcance Musudan, diz imprensa japonesa

Dois IRBM Musudan
A Coréia do Norte se prepara para efetuar nos próximos meses testes com seu novo míssil balístico de médio alcance, Musudan, supostamente capaz de transportar ogivas nucleares, informa hoje o jornal japonês Sankei, que menciona fontes da inteligência japonesa.

O Musudan tem alcance médio de até 3.000 km e é uma versão modernizada do míssil soviético para o uso naval R-27. A Coréia do Norte exibiu o míssil Musudan pela primeira vez em outubro passado, durante o desfile militar. O desfile militar faz parte das comemorações para o 65º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte.

Fontes consultados pelo jornal Senkei sugerem que técnicos iranianos ajudaram os seus colegas norte-coreanos nos preparativos para o teste do míssil.

O alcance do novo projétil norte-coreano é suficiente para alcançar a ilha de Okinawa, que fica ao sul do arquipélago japonês. O míssil também pode alcançar a ilha de Guam, onde se encontra a zona ocidental do Pacífico e que pertence aos EUA.

Japão e EUA observaram o teste com o Musudan de perto. A base naval japonesa de Sasebo, perto de Nagasaki, já abriga o navio americano USNS Observation Island, cuja a missão é monitorar o lançamento de mísseis balísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário