segunda-feira, 27 de junho de 2016

Rússia esta muito perto de retomar a fabricação do "Assassino de Submarinos"

Um Mi-14 PLM
O helicóptero naval russo Mil Mi-14 “Haze” pode vir a ser armado em breve com a bomba anti-submarino mais poderosa do mundo, revelou recentemente Sergey Rusakov, presidente da NPK "Tekhmash".

“O Nauchno-issledovatel'skogo inzhenernogo instituta (NIII) – Instituto de Pesquisa de Engenharia – desenvolveu a bomba anti-submarina Zagon-2. A bomba foi projetada para o helicóptero Ka-27 e esta sendo produzida em massa. No momento estamos trabalhando para implantar essa bomba em outros helicópteros, entre eles o Mi-14”, disse Rusakov.

Anteriormente foi relato que o Ministério da Defesa da Rússia esta considerando retomar a produção do Mi-14, a qual foi encerrada na década de 1980. O submarino ficou conhecido entre os militares como o “Assassino de Submarinos” (Ubiytsa Podlodok).

Projetado na década de 1960, o Mi-14 pode transportar uma pequena bomba nuclear que poderia destruir submarinos inimigos no raio de 1 km.

Como já foi mencionado, a produção do Mi-14 foi interrompida na década de 1980 e em 1996 a Rússia retirou todas as armas nucleares desses helicópteros.

Caso realmente o Mi-14 torne a ser produzido novamente, o mesmo será fabricado na fábrica de Kazan. A versão atualizada terá novos motores, modernos sistemas de guerra eletrônica, sistema de navegação moderno e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário