Tropas curdas apoiadas por caças russos lograram capturar nessa manhã a antiga Base Aérea da Força Síria de Menagh, Azaz, Aleppo.
A base fica localizada próximo a fronteira com a Turquia e foi capturada por tropas Unidades de Proteção Popular (YPG, por sua sigla em curdo) e pelo Jaysh Al-Thuwar (Exército dos Revolucionário), parte das Forças Democráticas Sírias.
Os rebeldes tiveram que descobrir alguns flancos no norte de Aleppo para impedir um maior avanço do Exército Sírio e aliados.
Antes da captura de Menagh, os rebeldes foram bombardeados pesadamente por caças russos por 3 dias, ao passo que intensos combates entre os curdos e os rebeldes aconteciam.
Há dois dias atrás, no meu canal no TELEGRAM, eu postei um vídeo onde 1000 curdos marchavam de Azaz para a Batalha por Menagh.
Estimam que a Força Aérea Russa tenha conduzido cerca de 30 bombardeiros em posições rebeldes.
Zekeriya Karsli, um emir do Levant Front, disse: "A queda do aeroporto de Menagh fez a situação no terreno muito triste."
A Base Aérea de Menagh caiu nas mãos da Al-Nusra em 6 de agosto de 2013, depois de ter completado 1 ano de cerco a base. Abu Omar Al-Shishani, agora chefe da militaria do Estado Islâmico, foi o homem que comandara a captura de Menagh. À época Al-Shishani era emir do Jaish Al-Muhajireen wal-Ansar (Exército dos Emigrantes e dos Apoiadores).
Rebeldes? São terroristas e não rebeldes....
ResponderExcluirTerrorista é um ditador, que não tem respaldo da sociedade, matar indiscriminadamente.
ExcluirPelo menos ele e um mal necessário...
ResponderExcluirTodos os ditadores quando cae do poder a força a situaçao do pais fica mil vezes pior doque quando estes estava no poder...
Vide iraque, libia...
Se tirar o assad a força do governo a siria jamais sera um pais novamente...
Escreva oque eu digo..