O novo sistema de radar da companhia russa Tikhomirov NIIP, construído especialmente para o caça de 5ª geração russo, o PAK-FA T-50, está 99% pronto para entrar em produção serial. Ademais, o radar deve passar ainda por uma série de testes de desenvolvimento.
O radar AESA (Radar de varredura eletrônica ativa) consiste de um radar de Banda X apontado para frente do nariz da aeronave, duas matrizes de varredura na lateral, bem como antes em Banda L ao longo dos flaps das asas.
O radar foi apresentado pela primeira vez salão aeronáutico MAKS-2015, em Moscou. O vice-chefe designer de sistemas de radar da NIIP, Andrey Sukhanov disse que não tem ideia de quando os testes serão finalizados, mas se mostrou confiante acerca de que o novo radar é estável.
"Muitos equipamentos e itens diferentes estão envolvidos neste teste, porque não é só o radar que está sendo testado, mas os aviônicos de todo o sistema", diz Sukhanov.
"Se o teste encontra algumas coisas que necessitam de finalização ou ajustes, será feito, mas quanto a nossa estimativa, o radar está 99% pronto para produção em série", disse Sukhanov.
Sukhanov não deu detalhes do radar, mas disse que o mesmo vem com módulos ar, terra e marítimo. Além disso, o radar é facilmente adaptável as novas armas aéreas.
Sukhanov também não quis revelar quantos alvos o novo radar pode rastrear de modo simultâneo. Ele disse que o radar não deixa a desejar ao Su-35 nesse quesito. A estatal russa Rostec (Rostekhnologii), disse que o T-50 pode rastrear 4 alvos em terra ou 30 alvos aéreos simultaneamente a mais de 400 km de distância, dos quais 8 pode ser atacados ao mesmo tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário