sexta-feira, 6 de março de 2015

Justiça Militar nas Américas


Qual é a importância da criação de um Foro Interamericano da Justiça Militar? Quais foram os avanços sobre o assunto nos últimos anos no âmbito internacional? Esses são alguns questionamentos em discussão no Direito sem Fronteiras da semana.  Os convidados são o secretário técnico do Foro Interamericano de Justiça Militar, almirante Julio Enrique Pacheco Gaige, e o procurador-geral de Justiça Militar, Marcelo Weitzel Rabello de Souza.

“Discutir Justiça Militar é importante. Cada nação trata o assunto de uma forma diferente e essa pluralidade tem acelerado a necessidade de os países se adequarem a determinados itens”, afirma o almirante Julio Enrique. Ele ressalta, ainda, que não é possível dizer que a Justiça Militar seja melhor que a outra, pois cada uma se adapta à realidade e necessidade de seu país.

Para o procurador-geral de Justiça Militar, as transformações geopolíticas no mundo, ocorridas nos últimos 20 anos, tiveram impacto no papel das Forças Armadas. “Essas mudanças abalaram o comportamento das pessoas e isso se reflete nas decisões tomadas pelas Justiças Militares”.

Um comentário:

  1. Particularmente não acredito em justiça militar no BRASIL, basta ver o pouco Patriotismo de nossas forças (exemplos não faltam), o julgamento político da posição política do BRASIL que os mesmos fazem de nossa Pátria (posicionamento do BRASIL ante aos EUA-subserviência, é só o começo). E o temor de Comunistas?!? Porque esses MUITAS VEZES demonstraram muito mais amor ao BRASIL do que os militares. Como sempre paira sobre nossas cabeças a frase; "Os militares vão para as ruas", pois se prevalecem do armamento para meterem medo na população, e realmente quem SEMPRE se beneficia são a CLASSE A e Imprensa-Empresa-Estrangeira, que sempre se apoiam neles com o slogan: "É preciso manter a ordem", como essa ordem trouxesse as classes mais baixas algum benefício, SEMPRE beneficia os Patrimônios dos RICOS. Justiça Militar? Não pune ninguém da caserna por sequer torturas. Então ?!?!?!?

    enganado

    ResponderExcluir