quarta-feira, 16 de abril de 2014

Ucrânia: Chefe do SBU foi contrato pela CIA, diz ex-diretor da agência de inteligência ucraniana

Valentyn Oleksandrovych Nalyvaichenko
O atual chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, por sua sigla em inglês), Valentyn Oleksandrovych Nalyvaichenko, foi recrutado pela Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA, por sua sigla em inglês) há vários anos atrás, afirmou recentemente o ex-chefe do SBU, o major-general Oleksandr Grigorovich Yakymenko.

Segundo Yakymenko, Nalyvaichenko foi contratado durante seu mandato como cônsul geral da embaixada ucraniana nos EUA e manteve cantatos com a inteligência americana pouco depois de abandonar o serviço diplomático.

Para Yakymenko, o fato de Nalyvaichenko e do presidente interino da Ucrânia, Oleksandr Valentynovych Turchynov, terem sido chefes da inteligência ucraniana, explica o grande impacto que tem a CIA na atual situação da Ucrânia.

Yakymenko, quem não cumpria os protocolos da CIA e que ordenou a operação anti-terrorista em fevereiro passado - operação que tinha como objetivo deter os extremistas ucranianos e os agentes ocidentais no país - foi perseguido pelo atual governo e se viu obrigado a abandonar o país. Yakymenko chefiou o SBU de janeiro de 2013 a fevereiro de 2014.

Nunca é demais lembrar que Yakymenko sempre acusou os países ocidentais, especialmente os EUA, de estarem por trás da crise na Ucrânia. Ele também afirmou que as mortes na Praça Maidan foram obras de mercenários estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário