A Armada Russa já tem a sua disposição o inovador míssil balístico intercontinental naval de combustível liquido R-29RMU2 Layner, que tem características avançadas, pode levar uma maior carga e pode transpor qualquer sistema antimíssil do mundo.
O míssil, uma derivação do míssil R-29RMU Sineva, será instalados nos submarinos nucleares estratégicos do tipo Delta IV (Project 667BDRM “Delfin”), assim informou a agência de notícias russas INTERFAX.
O míssil mede 15 metros de comprimento, 1.9 metros de diâmetro, pesa 40 toneladas e pode transportar 10 ogivas. Sua carga nuclear pode contar ogivas de vários tipos: pode conter de 8 a 10 ogivas de baixa potências ou 4 ogivas de potência média. O míssil é equipado com tecnologias que permitem superar TODOS sistemas de defesa do mundo.
O R-29RMU2 Layner pode ser disparado como salvas ou para abater vários alvos individuais, mas para isso o submarino tem que estar a uma velocidade de 7 nós e a uma profundidade de até 55 metros.
Sobre os submarinos que receberão o R-29RMU2 Layner: A Marinha Russa conta 5 submarinos Delta IV em operação, esses foram construídos entre 1984 e 1990. Outro submarino está sendo modernizado e outro será convertido em um submarino batiscafo. Com a incorporação desse míssil, esses submarinos prestaram serviço até 2030.
1,9 metros de diâmetro, imagina o tamanho do submarino.
ResponderExcluir