Se usarmos o Google para pesquisar sobre a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), com certeza encontraremos muitas notícias sobre suas falcatruas e espionagens.
Recentemente vazou a informação que a NSA espionou os telefonemas de 122 líderes mundiais, inclusive de aliados próximos como a chanceler alemã Angela Merkel e o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe.
Mas você deve estar se perguntando por que o Michel está falando da espionagem da NSA em um post sobre o Gripen?
Pois bem, senhores (as), no final de semana vazou a informação na Suíça de que o sistema de comunicação do Gripen NG, o qual será fornecido pela empresa americana Rockwell Collins, é um sistema certificado pela NSA, que diga-se de passagem não deveria homologar esse tipo de equipamento.
Segundo uma pesquisa que fiz, a Rockwell Collins foi selecionada pela SAAB em junho de 2007 para fornecer uma suíte de novos aviônicos para o Gripen NG. Atualmente, a Rockwell Collins já fornece os seguintes equipamentos para a família JAS-39 Gripen: O HUD (s Head up Display Syste), o receiver ARN-147 Very High Frequency (VHF) Omni Ranging/Instrument Landing System (VOR/ILS) e o Sistema de Navegação Aérea Tática (TACA, por sua sigla em inglês) ARN-153.
As pessoas que desenvolveram a nossa Estratégia Nacional de Defesa (END), queriam que o Brasil adquirisse conhecimentos para desenvolvermos nossa indústria bélica, a fim de tornar o Brasil cada vez menos dependentes de outros países nessa área. Essa estratégia fora formulada pelos próprios militares, militares esses, me refiro aos da FAB, que ignoram as ameaças e os problemas futuros ao não atentarem para esses “detalhes” que estamos a tratar. Hoje em dia, nosso países é um dos mais vigiados do mundo, desta feita, iremos facilitar a espionagem para nossos inimigos?
Lá na Suíça disseram que os americanos podem ter acesso a toda comunicação do caça, bem como acesso as imagens feitas pelo Gripen NG. Isso não é nada, pois os americanos podem deixar o caça as cegas e, inclusive, “paralisar” o caça.
Também chama a atenção que anteriormente a SAAB tinha escolhido a empresa suíça Roschi Rohde & Schwartz para fornecer o sistema de comunicação do Gripen NG, mas depois selecionou a Rockwell Collins. Na Suíça afirmam que, caso eles optem por comprar 22 caças Gripen NG, as chaves de criptografia serão de origem suíça, ao passado que a “caixa” e o software de controle da aeronave serão feitos nos EUA.
A seguir deixo na íntegra a nota da revista suíça “O Amanhã”, a qual gerou toda essa polêmica:
“A segurança futura das comunicações do Gripen E pode ser comprometida. No verão passado, a empresa de Berna Roschi Rohde & Schwarz, a qual esta na vanguarda no campo da criptografia, deveria fornecer o módulo de rádio da nova aeronave suíça. Mas, de repente, a SAAB decidiu confiar esta parte do dispositivo para a empresa americana Rockell Collins, que é muito próxima ao Departamento de Defesa (dos EUA). Problema: os suíços não terão acesso ao código-fonte e não pode garantir que o módulo não tenham backdoors para descodificação. "Com os norte-americanos, seria surpreendente se não houvesse backdoors”, diz Richard Morva, presidente da Swiss Crows, uma associação suíça de especialistas em guerra eletrônica.”
Até Ueli Maurer, líder do Partido Democrata Cristão da Suíça, partido que apoia a compra da aeronave, disse que agora quer uma explicação do ministro da Defesa do seu país.
Ainda sobre a parceira entre a SAAB e a Rockwell Collins, os americanos fornecerão ao novo jato: O computador de gerenciamento de voo, que apresenta a transferência e troca de dados, capacidade de processamento de vídeo, três avançadas telas de 6 polegadas do tipo AMLCD e HDD.
Como se não fosse trágico, em abril de 2011 a empresa brasileira EMBRAER selecionou a Rockwell Collins para fornecer ao cargueiro KC-390: 5 telas de cristal liquido de 15 polegadas, o sistema integrado de informação de voo com cartas eletrônicas e mapas aprimorados, um avançado sistema de gerenciamento de voo, WAAS (Wide Area Augmentation System), o sistema de gerenciamento de informação. Já em março de 2012 a Rockwell Collins anunciou que fornecera o radiogoniômetro DF-430 e o rádios de alta frequência HF-9000 para o KC-390.
Viram por que eu sou um defensor ferrenho do Rafale? Só um adendo: Sou defensor do Rafale e não recebo dinheiro da Dassault, sua fabricante, para isso. Defendo o Rafale por considerá-lo o melhor caça de sua geração atualmente. Agora, gostaria de ver os sites e blogs entreguistas, que recebem dinheiro da SAAB, dar essa notícia.
Alertou bem MIchel . Brasil não poderia aceitar usar sistema de comunicação feita nos EUA. Isso é sério ameaça a segurança nacional. Os EUA já sabotam o programa espacial brasileiro. Nada impedirão que eles tenha controle sobre o sistema de comunicação da Gripen. O governo brasileiro e os militares tem que usar outra alternativa.
ResponderExcluirAsdinado : Hugo Araújo
E quanto aos nossos "Super Tucanos"? Será que também estão "chipados" com a tecnologia americana embarcada?
ResponderExcluirQuantos anos estamos atrasados nessa tecnologia não haveria como fabricar aqui,ou optar por essa empresa suiça caso contrato permitisse.
ResponderExcluirCH.
Mas que o Rafale é melhor ninguém nega. O problema é o preço e manutenção. Até os indianos estão receosos em comprá-lo. Eu não sei, mais dizem as más línguas que ele tem vocação pra ser "Rainha do Hangar"...
ResponderExcluirAmigo, por favor, não cometa gafes por falta de informação. O Rafale não é caro, isso eu já provei. Na Índia, o que pega é os termos dos contrato e não o caça em si, ok? Se você não sabe, todos os Rafales estão operacionais na Armée de l'Air, os que não estão sendo modernizados. Os da Marinha Francesa do mesmo jeito. Olha quantas surtidas de combate o Rafale fez nos últimos dois anos e você verá que ele é um caça bastante operacional. Sobre o Mirage 2000 não chame ele de Rainha do Hangar só porque a nossa FAB não tem dinheiro voar eles. Ele é tão excelente caça que a Índia irá modernizar TODOS os seus.
ExcluirMas é exatamente esse o ponto, se a FAB não pode custear nem os Mirage, o que dizer do Rafale.
Excluir€19.400 ou US$26.779 é o custo da hora voo.
Quanto ao Gripen, foi elogiado pela própria OTAN nas missões de reconhecimento na Líbia.
Mas é exatamente esse o ponto, se a FAB não pode custear nem os Mirage, o que dizer do Rafale.
Excluir€19.400 ou US$26.779 é o custo da hora voo.
Seus dados estão errados. Você deveria ler mais o blog. Primeiramente, o Rafale não tem esse custo. E FAB tem dinheiro para custear o Mirage 2000 sim! Só não vai fazer para PRESSIONAR O GOVERNO para comprar novas aeronaves.
ExcluirPodemos falar dos custos do Rafale (http://www.freerepublic.com/focus/news/2902637/posts) e do Gripen NG? Ah, esqueci-me, ele não existe.
O Gripen foi bem na Líbia? De onde você tirou isso? Ele foi mal nas concorrência na Índia e Suíça, avalie em uma guerra.
Obviamente não me referia ao NG. E, também, obviamente, como disse antes, não acho que o Gripen é melhor que o Rafale em termos de desempenho, mas ele faz parte de um projeto de longo prazo da FAB de transferência de tecnologia - e isso os franceses não garantiram.
ExcluirDeixe de falar coisas que não procedem. Os franceses foram os primeiros a falar em transferência de tecnologia, tão é verdade que sempre foi o aparato preferido do Ministério da Defesa.
Excluirhttp://www.estadao.com.br/noticias/impresso,carta-de-sarkozy-selou-decisao-de-lula,432357,0.htm
Os franceses podem transferir sua tecnologia e o suecos? O motor é americano, o radar italiano, o rádio americano...
Por que você fala de um aparato que não compraremos? Desnecessário isso.
Não venho aqui tentando defender o meu produto. O que estou dizendo é que o Gripen foi defendido por Juniti Saito, enquanto o Rafale foi escolha de Lula - veja a diferença.
ExcluirO Saito é um velho gaga que não sabe mais o que fale, que defende o Gripen NG nem é ele, mas sim o chefe do COPAC.
ExcluirO Saito está sendo investigado por receber dinheiro de contratantes, sabia?
http://www.istoe.com.br/reportagens/241462_INTRIGAS+LOBBY+E+SABOTAGEM
Parabéns Michel, mt oportuna esse seu alerta, espero q a partir deste aviso, as n autoridades tomem medidas p estragar às futuras espionagem e à "mão morta" sobre os comandos e controle dos n gripen N(ova) G(ozação) do BRASIL... minhas Sds.
ResponderExcluirMichel, parabéns pela reportagem. Você teria o link da reportagem da revista suiça? obrigado.
ResponderExcluirMichael, parabéns pela matéria. Você teria o link da reportagem suíça? Um abraço.
ResponderExcluirPra que você quer o link de uma nota? A matéria do blog é bem mais abrangente;
ExcluirCaro Michel (tire suas conclusões)
ResponderExcluir" Caso Sivam. Também no início do seu primeiro mandato-FHC, surgiram denúncias de tráfico de influência e corrupção no contrato de execução do Sistema de Vigilância e Proteção da Amazônia (Sivam/Sipam). O escândalo derrubou o brigadeiro Mauro Gandra e serviu para FHC “punir” o embaixador Júlio César dos Santos com uma promoção. Ele foi nomeado embaixador junto à FAO, em Roma, “um exílio dourado”. A empresa ESCA, encarregada de incorporar a tecnologia da estadunidense Raytheon, foi extinta por fraude comprovada contra a Previdência. Não houve CPI sobre o assunto. FHC bloqueou. "
Essa é a FAB que se calou diante do governo do BRASIL e entubou o que o governo dos EUA fez a um brigadeiro de nossa Força Aérea. Isto para favorecer a Raytheon Company que é um conglomerado norte-americano que atua na área de equipamentos militares e aeroespaciais. Sede: Waltham, MA, Estados Unidos (você sabe). Como todos sabemos o Clinton ligou para o FHC, e com uma gravação via satélite mostrando que nossos brigadeiros negociavam com a GEC Alsthom o SIVAM com a caixa preta aberta. Então como já sabemos (nunca publicado pelo GAFE) compramos da empresa dos EUA, sem termos acessos a caixa preta. Ah sim! E a FAB, hein! Como sempre! Os interesses externos em Primeiro, depois os vendilhões da Pátria e lá no final o BRASIL, um mero detalhe. Cachorrada! Quem nos garante que não fomos obrigados a escolher esse Gripen a mando daquela viajem do Joseph Robinette "Joe" Biden, Jr enviado do Obama para tal feito? Depois disto Michel não há com que se assustar vindo da FAB, pois suas análises técnicas me parece ótimas para aero modêlos. Muito bom seu esclarecimento. Nota dez!
Tem mais Rockwell Collins nas Forças Armadas do Brasil: 01 de Abril, 2014 - 16:51 ( Brasília )
ResponderExcluirROCKWELL COLLINS ENTREGA 1º RÁDIO PRODUZIDO NO BRASIL
http://www.defesanet.com.br/ec725/noticia/14818/Rockwell-Collins-entrega-1%C2%BA-Radio-produzido-no-Brasil/
A Rockwell Collins tem um contrato com a Helibras para fornecer aviônicos e comunicações para as plataformas Panther, Fennec, Cougar e EC-725.
fraco, muito fraco, rafalefan boy!!!
ResponderExcluirAlguém ta entregando o nosso Brasil, tanto dentro como fora. Eu não sei por qual motivo, mas, não fiquei surpreso com a noticia. A trairagem maior inaceitável é aquela que vem de dentro do País, pois, sendo de fora, não surpreende.
ResponderExcluir