Putin |
Putin prometeu retaliar o a Arábia Saudita em face aos atentados de Volgrogado e assegurou que “uma resposta não tardará”.
Para Putin, “os atentados suicidas de Volgrogado são idênticos aos que acontecem habitualmente no Iraque, Síria e Líbano”.
“Para identificar os autores desses atentados não há necessidade de mais tempo e a Rússia responderá a estes ataques proximamente. Nossa resposta será de tal envergadura que mudará a situação do Oriente Médio”, afirmou Putin.
As declarações sem precedentes de Putin acontecem em um momento em que os atentados terroristas de Volgrogado são atribuídos a Bandar Bin Sultan, o chefe da inteligência saudita.
Bin Sultan havia prometido ao presidente russo estimular atentados na Rússia, em setembro, caso a Rússia continuasse a apoiar a Síria.
Bin Sultan disse a Putin que iria fornecer apoio aos grupos rebeldes takfiris na Chechênia. Pouco depois, o chefe dos grupos takfiris no Cáucaso, Doku Omarov, afirmou que iria atcar os Jogos Olímpicos de Sochi, que acontecerão em fevereiro.
A Rússia escreveu um texto de uma resolução que qualifica a Arábia Saudita de “estado terrorista” e poderia apresenta-lo ao Conselho de Segurança da ONU.
*Colaborou Cássio Gehlen
Bin Sultan é um louco frustado, muitas águas se desenrolará com Putin agora.
ResponderExcluirNão se deve brincar ou desafiar o orgulho do povo russo, e muito menos brincar com as Forças armadas da Rússia! Espero que esses monarcas tirânicos e terroristas da Arábia Saudita sejam reduzidos a pó, para que outro governo surja e dê liberdade ao povo saudita, dentre outros povos aprisionados do golfo por monarcas e ditadores árabes sunitas!
ResponderExcluirSe esses monarcas e ditadores sunitas resolverem tirar a vida de algum líder político da Rússia, então será decretada a invasão do Oriente Médio por forças russas, e de aliados. Ninguém poderá impedir isso, nem a otan, muito menos Israel.
ResponderExcluiropa,cheiro de guerra a moda russa
ResponderExcluirquero ver a maquina de guerra russa em acao contra estes wabitas das arabias
"a retaliacao sera de tao envergadura que vai mudar a situacao do oriente medio"
eu me pergunto,que tipo de acao putin esta planejando para atacar os fdp dos arabes ?
acao militar indireta:ou seja ajuda militar economica e tecnologica aos paises inimigos de riad ?
acao direta:ou seja meio politico de acao nao convencional,quero dizer guerra,ataques as instalacoes miliares e petroliferas da arabia saudita ?
inteligencia avancada:acoes indiretas da inteligencia russa,uso de drones ,espionagem em larga escala,uso de um pais inimigo da arabia saudita para atacar riad
que tipo de plano tatico e estrategico permeia a mente de putin ?
estou ancioso para ver o desenrolar deste conflito.
Putin é ex agente da KGB tem uma mente inteligentíssima, com certeza deve está preparando algo que o rei da arábia vai pensar duas vezes antes de querer atacar a Rússia de novo
ExcluirEsses ataques parecem ser incidentes planejados pela inteligência russa, as chamadas operações de falsa bandeira. Dão um bom argumento para uma maior intervenção russa no Oriente Médio, como se percebe pela fala de Putin. Seria um erro monumental de estratégia a Arábia Saudita deixar suas digitais nos atentados que estão a ocorrer na Rússia. Mesmo que os sauditas tenham a proteção militar dos EUA, sabem que não podem cutucar o urso com vara curta. Sob suas garras está o controle do maior arsenal nuclear do globo. Os sauditas não são páreo para o gigante russo.
ResponderExcluirLuiz Oliveira
Caro Michel, PARABÉNS pelo furo da notícia! Sem igual, inigualável!
ResponderExcluirHá muito tempo não vejo um basta nos EUA, porque indiretamente ninguém me ilude que tem mão da CIA/NSA ... nestes atentados, apoiando a Arábia Maudita. Pergunto: Em caso de retaliação da Rússia, os EUA vão defender o reino amigo? NÃO! São nestas horas é que o verdadeiro apoio aparece, pois até a destruição da Síria por parte dos Mauditas, passa por Washington, ou estou enganado? Se por acaso o Reino virar Gaza ou Cisjordânia quem vai parar a Rússia? OTAN? CCG? Por que será que os EUA/iSSrael/OTAN não colocam freio Arábia Maudita? Deve ser porque estão gostando naquilo que transformaram o mundo: Iraq, Afganistão, ex-Líbia, Somália, Gaza, Cisjordânia, Sérvia.
O único aliado que os EUA tem na região é Israel, o resto é tudo descartável. A essa altura os EUA sabem que o que mais a Arábia Saudita quer é se afastar dos EUA e dominar o Oriente Médio. Hora ou outra, a Arábia Saudita entrará em rota de colisão com os EUA.
Excluir"EUA/iSSrael/OTAN" É sempre a mesma coisa, digno de papagaio...
Excluirse a Russia entrar em guerra contra os árabes eu vou lutar a favor do exercito russo e nao me venha falar em porcaria de cidadania que em tempos de guerra a politica e outra
ResponderExcluirComo todo respeito, mas o Exército Russo não precisa de você. E para servir no Exército Russo, você tem que ser russo ou ser de um país do SNG.
ExcluirNão precisa de mim você realmente me conhece ? sabe as qualificações que eu tenho, e se soubesse tanto da Russia como você afirma garanto que saberia que o exercito tem tido quedas no alistamento porcausa que o soldados nao aguenta a pressão, Outra tenho contatos com pessoal da Eslováquia que esta Servindo na VDV so tem que saber falar o russo, ter cidadania ....
ExcluirNão preciso te conhecer para saber que o Exército Russo não precisa de você, filhão. Eu sou a maior referência sobre a Rússia no nosso país e te garanto que na Rússia o alistamento é obrigatório e nunca ouve queda no número de conscritos, muito pelo contrário. Aliás, nunca as condições do Exército Russo foram tão boas. Eles diminuíram o dedovshchina (trote militar). E você falou uma mentira. A última vez que eu vi os dados do MoD russo, nenhum soldado eslovaco servia naquele Exército. Ao todo era 32 soldados estrangeiros no Exército Russo, todos do Cazaquistão, Bielorrússia e Tajiquistão. E já te falei que somente pessoas da Comunidade dos Estados Independentes podem servir o Exército Russo. Isso não é um chute, é uma AFIRMAÇÃO. A Eslováquia não faz parte da Comunidade dos Estados Independentes.
Excluir"Eu sou a maior referência sobre a russia no nosso país" é no mínimo muito eufemismo de sua parte...Eu diria que o embaixador e o cõnsul da russia se prestam melhor à esse papel...
ExcluirEu me referia a militaria, todavia. Não é UFANISMO, é a constatação da verdade.
ExcluirAcho que o roberto godoy ainda sabe mais sobre armamento russo...
ExcluirÉ a sua opinião. Ele nem sabe falar os termos militares, vai saber mais que sobre a Rússia. Ele faz um bom trabalho quando fala as Forças Armadas Brasileiras e é só.
ExcluirCaro Michel Medeiros, não perca tempo com esses comentários de adolescentes. Agradecemos todos por sua contribuição jornalística nessa área do conhecimento. Todas as suas matérias são interessantíssimas, inteligentes e pertinentes. Parabéns por ser o profissional que é. Grande Abraço. Fabiano Bastos - Brasilia-DF
ResponderExcluirObrigado, caríssimo.
ExcluirEstou curioso para saber qual tipo de veneno que o Putin vai usar dessa vez.
ResponderExcluirHugo Araujo
Os povos do golfo não tem culpa dos seus reis e príncipes serem governantes sem escrúpulo algum, ditadores, traidores e terroristas!! Merecem a forca do mesmo modo como os políticos xiitas do Iraque e os militares dos EUA fizeram com Sadam Hussein, tendo sido todos os seus bens confiscados e os seus palácios transformados em museus e órgãos de novos governos instaurados pelas maiorias dos seus povos.
ResponderExcluirConcordo plenamente com você, Fabiano Bastos, também deixando meus parabéns ao caro amigo Michel Medeiros, ao seu excelente blog político e militar, com todas as suas matérias muito interessantes, inteligentes e pertinentes, e aos seus grandes furos de jornalismo! Quem dera o jornal o estadão, o jornal o globo, dentre outros grandes jornais brasileiros pudessem ser elogiados dessa forma, o que não é possível, pela sua parcialidade política!
ResponderExcluirA Russia, há muito, vem mapeando, acompanhando e preparando com antecedencias medidas nessárias e a altura de todos esses mercenários bancados por governos ricos que tem como proposito criar o caos, vender e ganhar as custas da desgraça instalada. E a última atuação da Russia ao Largo da Costa Siria, era a peça que faltava para completar o que eles vem montando para a grande resposta. Não se trata de resposta nuclear, não. Vamos aguardar e veremos que a Russia, para agir não precisa gritar aos quatro cantos. Hasta, Michel Medeiros e parabens pelas matérias postadas.
ResponderExcluirpra mim Putin e seus aliados sao os piores bandidos e mafiosos que a humanidade ja testemunio,nao sei qual e o verdadeiro interesse deles,mas nada justifica o apoio e a participacao dos crimes cometidos contra outros ser humanos realmente e algo indiscultivamente nojento e serao punidos mas cedo ou mais tarde e so aguardar
ResponderExcluir