A Rússia e a Itália decidiram otimizar um projeto de submarino convencional conjunto.
O S-1000, é um projeto de um submarino convencional de 1.000 toneladas iniciado em 2004. Participam do seu desenvolvimento os estaleiros Rubin Design Bureau (Rússia) e Fincantieri (Itália).
Rússia e França apresentaram um mockup do S-1000 em outubro de 2006, na Euronaval.
Andrei Baranov, vice-chefe do Rubin Central Design Bureau, disse que, em sua configuração proposta, o S-1000 é pouco atrativo para os potenciais clientes, acrescentando que a decisão de otimizar o submarino foi tomada para melhorar o projeto e atingir países específicos que precisam de uma frota de submarinos.
O submarino foi originalmente concebido para a guerra anti-submarino e anti-navio, missões de reconhecimento e transporte de até 12 soldados.
O submarino mede 56,2 metros de comprimento, tem uma velocidade máxima de 14 nós e está equipado com AIP (air-independent propulsion). Esse último sistema foi desenvolvida pelo estaleiro italiano.
Embora a parte exterior do submarino permaneça a mesma, Baranov afirma que a parte interna sofrerá mudanças considerávels. Ele acrescentou que o submarino será promovido no Oriente Médio e Sudeste Asiático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário