terça-feira, 4 de junho de 2013

Decisão sobre compra de caça não interfere na relação com Brasil, afirma EUA

A discussão sobre a compra de caças para a Força Aérea Brasileira não vai impactar na relação com os Estados Unidos, um dos países na disputa pela aquisição bilionária.

A afirmação é de Tom Kelly, encarregado de assuntos político militares do Departamento de Estado norte-americano, de passagem por Brasília para participar do "diálogo de cooperação em Defesa" com os EUA. "A relação [entre Brasil e EUA] é excelente", disse nesta segunda-feira (3).

O caça F-18 Super Hornet da Boeing tem como concorrentes o francês Rafale e o sueco Gripen NG. "Temos confiança de que temos a melhor oferta, o melhor preço e tecnologia", disse Kelly em conversa com jornalistas. Segundo ele, a compra "provavelmente" será discutida durante agenda de atividades em Brasília --a plataforma de diálogo entre os dois países tem como objetivo identificar oportunidades de colaboração no campo da segurança.

Ele disse ainda que o debate sobre transferência de tecnologia dos EUA para o Brasil na compra, essencial nessa aquisição, "está resolvido". "Todos em Washington entendem que esse é um caso importante. Da nossa perspectiva, [essa questão] está resolvida, porque estamos mostrando que vamos transferir toda tecnologia relevante para a FAB", afirmou.

Kelly disse que os Estados Unidos têm interesse em conhecer melhor a atuação do Brasil em forças de paz, a exemplo do que vem sendo realizado no Haiti. "A demanda não está diminuindo, infelizmente", ponderou.

GRANDES EVENTOSO americano ainda elogiou o Brasil diante da proximidade de grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas. Para os EUA, o país será capaz de receber, com segurança, torcedores de todas as partes do mundo.

"Não temos nenhuma preocupação sobre a capacidade brasileira [em sediar os jogos]. Temos muita confiança no Brasil", afirmou.

4 comentários:

  1. Tomara que tudo não corra tão mau com os eventos que irão ocorrer aqui no nosso país,apesar do dia a dia demonstrar que tudo será um fiasco,infelizmente a corrupção dos nossos dirigentes,minam qualquer coisa que se faça nesse aqui !
    Precisamos repensar esse país,urgentemente,pois isso tudo é vergonhoso.

    ResponderExcluir
  2. Algo me diz que o F18 vem ai... Puro achismo. RS.

    ResponderExcluir
  3. Só gostaria de saber o que o vice-presidente dos EUA falou com a Dilma a respeito da compra dos caças. Espero um dia saber da verdade.

    ResponderExcluir
  4. Esse cara contou uma piada sem perceber não percebem!!tá bom senhor Kelly me engana que eu gosto! kkkkkk

    ResponderExcluir