segunda-feira, 20 de maio de 2013
Sistema tcheco "Silent Guard" pode detectar aeronaves "stealth"
A empresa tcheca ERA Pardubice (antiga Tesla Pardubice), fabricante do famoso localizador passivo Ramona, Tamara e Věra, recentemente anunciou um novo sistema localizador passivo, o Silent Guard (Tichý strážce).
Os sistemas Ramona, Tamara e Věra ficaram famosos por sua capacidade de detectar aeronaves, incluindo aeronaves que fazem uso da tecnologia "stealth).
Na verdade o Silent Guarda é um Radar Multi-estático de Vigilância Primário, que também é conhecido como Passive Coherent Location. O novo sistema foi apresentando para clientes militares.
A versão mais recente dessa tecnologia móvel para vigilância do espaço aéreo a partir do do solo será apresentada ao público pela primeira vez na International Exhibition of Defence and Security Technologies, que acontecerá a partir de 22 de maio, em Brno, Morávia, República Tcheca.
O demonstrador de tecnologia do Silent Guard foi montado em uma van, o que é um marco significativo no desenvolvimento da tecnologia MSPSR a qual já demonstrou suas capacidades. A ERA colocou seu sistema à prova em um exercício militar há cerca de um mês na fronteira da Boêmia Ocidental.
"O objetivo foi demonstrar a capacidade do sistema passivo para a detecção de uma variedade de alvos com diferentes comportamentos", disse Vojtěch Stejskal, chefe da equipe de pesquisa e desenvolvimento da ERA.
O sistema Silent Guarda proveu a segurança do treinamento em conjunto com o sistema PET (VERA-NG). Foi o primeiro uso real desses dois sistemas combinados.
A longa experiência em Medidas de apoio de guerra eletrônica - Electronic Support Measurement (ESM) - com o Tamara e o recente VERA-NG tem servido de motivação para ERA continuar com sua pesquisa dedicada para radar passivo primário, tecnologia normalmente conhecida com PCL, ou na termologia da Eurocontrol (European Organization for the Safety of Air Navigation, ou Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea) como MSPSR passivo.
Em contraste com um sistema ESM, tais como o VERA-NG que explora um tipo de diferente de emissão de sinais gerados por um alvo, o PCL utiliza um sinado refletido e por isso é capaz de detectar não só não-cooperativo, mas também objetivos não emissores por meio de princípio de radar bi-estático.
Sobre o sistema demonstrador PCL
O sistema PCL foi desenvolvido pela ERA como um radar multi-estático em FM. Ele utiliza até 8 elementos elementos de antenas circulares e transmissores comerciais de rádio FM como iluminação de oportunidade com a finalidade de dectectar e rastrear alvos aéreos. No momento, o sistema é capaz de processar até 8 canais de rádio FM e tem um único receptor; por tanto, 8 configurações de radar bie-estático são utilizadas. O sistema está preparado para a solução de cluster devido a uma arquitetura extremamento flexível e pode modular mudanças em vários receptores distribuídos com uma qualidade múltipla de configurações bi-estática distribuidos espacialmente.
"Temos a intenção de ter vários MSPSR, um passivo e outro equipado com transmissores dedicados, para o mercado civil futuro. Nossa intenção é combinar as tecnologias multi-estático e multi-lateração, para permitir uma vigilância primária e secundária complexa. Acreditamos que esse é o futuro da vigilância", afirmou o diretor da ERA, Viktor Sotona.
Saberia dizer Michel, quantos países dominam atualmente a tecnologia stealth no mundo?
ResponderExcluirMais de 10, com certeza. E eu não acho que exista de fato a tecnologia stealth, mas podemos chamar de tecnologia as formas de um caça. Os caças são furtivos por suas linhas.
Excluir