quinta-feira, 16 de maio de 2013

ATGM "Kornet" tem novo sistema de orientação


A fabricante de armas de alta precisão russa KBP Instrument Design Bureau desenvolveu uma nova modificação do míssil anti-tanque guiado (ATGM, por sua sigla em inglês) "Kornet".

Ainda não se sabe qual será a nomenclatura da nova versão.

O Ministério da Defesa da Rússia exigiu que fosse desenvolvida uma nova versão, uma vez que considera as especificações e o design obsoleto das atuais versões em comparação com os analógos ocidentais.

Agora a nova versão do Kornet, que pode ser utilizada pelo mesmo lançador habitual, é do tipo Fire-and-forget (dispare e esqueça). O operador do Kornet agora pode corrigir e modificar a trajetória do projétil em qualquer momento. Anteriormente, não era possível realizar a orientação de modo automático, uma vez que o controle do míssil era realizado manualmente por joystick.

Uma fonte disse que o Exército Russo está muito interessada na nova versão do Kornet. Porém, ao que parece o míssil não tem um dispositivo de navegação embutido no míssil como o americano Javelin e o israelense Spike. Os militares russos pedirão para que essa modificação seja feita. Feito isso, a taxa de sucesso de disparo cresce consideravelmente.

Em setembro de 2011, a KBP Instrument Design Bureau exibiu a versão Kornet-EM durante a MAKS 2011. Essa versão pode inclusive destruir alvos aéreos.

“Se trata de mísseis multi-propósito de alta precisão e de longo alcance, que são dotados de sistema de proteção contra interferências e dispositivos de guiamento a laser (...) Esses sistemas são capazes de destruir alvos terrestres e aéreos”, disse um porta-voz da empresa à época.

O Departamento de Desenhos de Precisão de Tula é uma das empresas bélicas mais tradicionais da Rússia. Seus engenheiros desenvolvem cerca de 140 tipos distintos de armas e outros tipos de material bélico. A empresa é especializada em mísseis anti-aéreos, mísseis anti-tanque e peças de artilharia. Entre uma arma e outra vale destacar o novíssimo sistema anti-aéreo Pantsir-S1.

2 comentários:

  1. Michel Medeiros
    Você poderia fazer um paralelo entre o MSS 1.2 e Kornet?

    ResponderExcluir
  2. Esse míssil fez um estrego enorme contra os tanques Israelenses na guerra contra Hezbollah em 2006. Muitos tanques Merkava foram destruidos.


    Edson Silva

    ResponderExcluir