O famoso projetistas de armas russo, Arkady G. Shipunov, morreu ontem, quinta-feira (25) aos 86, em Tula, Rússia.
Sob a supervisão de Shipunov, o KBP Instrument Design Bureau Tula criou vários tipos de armas para o Exército, Marinha e Força Aérea Russa.
Shipunov tinha no currículo 548 artigos científicos e 772 invenções.
Shipunov ficou famoso por desenvolver em conjunto com Vassily P. Gryazev o canhão automático GSh-6-30 e subsequentes.
Shipunov e Gryazev também desenvolveram o canhão GSh-30-1, usado até hoje nos caças MiG-29, Su-34, Su-27, Su-30, Su-33 e Su-35. Muito provavelmente uma variante desse canhão irá armar o caça de 5ª geração russo, o PAK-FA T-50.
Shipunov também ajudou a desenvolver o ATGM Kornet-E, o projétil guiado Krasnopol-M2, o sistema antiaéreo Tunguska e o CIWS Kashtan.
Um dos últimos projetos que Shipunov participou, foi o sistema antiaéreo Pantsir-S1.
Arkady G. Shipunov nasceu em 7 de novembro de 1927, na cidade de Livny, na província de Oriol. Graduou-se em 1950 em Engenharia Mecânica do Instituto Tula de Mecânica.
Shipunov comandou o KBP Instrument Design Bureau Tula de 1962 a 2006. Em 1991, ele se tornou membro da Academia Russa de Ciências. Em 1993, se tornou membro pleno da Academia Russa de Engenharia e 1994, membro da Academia Russa de Ciências de Mísseis e Artilharia.
Pelos serviços prestados a URSS e a Rússia, Shipunov várias condecorações, incluindo Herói do Trabalho Socialista, a Ordem de Lenin, a Ordem da Revolução de Outubro e a Ordem da Bandeira Vermelha do Trabalho. Além disso, recebeu os prêmios: Prêmio Lenin, Prêmio Estatal da URSS, Prêmio do Governo Russo em Ciência e Tecnologia.
Arkady G. Shipunov será enterrado no dia 29 de abril, no cemitério Troyekurovskoye, em Moscou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário