Ditador norte-coreano é capaz de aceitar morte de milhões de compatriotas, como mostra escalada da fome no país
Kim Jong-un se reúne com altos oficiais do Exército Popular da Coreia |
O cálculo de que nenhuma liderança política racional aceitaria o risco de milhões de mortes entre seus habitantes permitiu que o mundo sobrevivesse da crise dos mísseis de Cuba à queda do Muro de Berlim.
O aspecto mais alarmante da atual crise da Coreia do Norte, um país equipado com armas nucleares, é que seu regime pode representar uma das raras aberrações para as quais a lógica normal da dissuasão nuclear não funciona.
Isso aconteceu no final dos anos 50, quando Mao Tse-tung chocou até mesmo ex-stalinistas da União Soviética ao sugerir, em viagem a Moscou, que uma guerra nuclear talvez não fosse assim tão ruim, declarando aos atônitos anfitriões que, "se o pior acontecer e metade da humanidade perecer, restará a outra metade".
A Coreia do Norte reproduz alguns dos piores traços da China maoista: isolamento em relação ao mundo externo, campos de trabalho, culto à personalidade e disposição de tolerar fome em escala letal entre seus habitantes.
Esse último aspecto é especialmente perturbador, se levarmos em conta que a dissuasão nuclear se baseia na ideia de que um líder não aceitaria a morte de milhões de seus compatriotas.
No Ocidente, ainda persiste a tendência infeliz de tratar a Coreia do Norte como piada. Na realidade, o regime de Pyongyang nada tem de engraçado. Comanda um pesadelo totalitário que arruinou as vidas de milhões de pessoas e que agora ameaça abertamente o mundo externo com armas nucleares.
Tentar adivinhar o que os norte-coreanos estão de fato pensando é uma tarefa difícil, mas crucial.
Talvez eles compreendam o mundo externo melhor do que supomos. Certa vez, perguntei a um importante diplomata chinês que havia negociado frequentemente com Kim Jong-il, o pai do atual líder, se o ditador norte-coreano conhecia alguma coisa sobre o Ocidente. "Claro", foi a resposta, "ele passa a noite inteira na internet".
Havia certa esperança de que seu filho abrisse ainda mais a janela para o mundo externo. No entanto, o jovem Kim, no momento, está conduzindo as bazófias nucleares norte-coreanas a novas e ainda mais perigosas alturas.
Especialistas continuam a argumentar que a Coreia do Norte não tem intenção real de provocar um conflito. Mas a perturbadora realidade é que não há como ter certeza.
Se existe um regime no planeta que poderia desafiar a lógica normal da dissuasão nuclear, é o de Kim Jong-un.
Quem ameaça o mundo externo? a Coréia com suas duas ou três ogivas nucleares de baixo rendimento ou os Estados Unidos com suas 7 mil ogivas termonucleares?
ResponderExcluirTenho mais medo dos americanos usar as suas nesse pobre povo do que eles vir a usar as suas nas tropas do sul ou em alguma frota estacionada em mar aberto.
A ameaça Norte Coreana não passa de conjecturas e só leva perigo a eles e no máximo a seus vizinhos mais próximos, Já a ameaça Americana é bem Real e tem que ser levada a sério, prova disso é que a China já esta deslocando tropas para sua fronteira com a Coréia. O Chineses não são bobos eles sabem muito bem com quem estão lidando.
Pobre povo? Pobre povo mesmo, viver sobre a tutela de um ditador locão que censura, oprime, tortura e mata seu povo, direta, ou indiretamente com a fome.
ExcluirQue é a favor de um sistema que já se mostrou falho, que censura, oprime, que faz Mega expurgos, campos de trabalho forçado, GENOCÍDIOS...
Pobre povo...
Será que a culpa da fome do povo é do seu ditador? ou será dos bloqueios econômicos que se impõe a décadas sobre esse povo?.
ExcluirUm país minusculo como a Coréia do Norte não sobrevive sem comercio exterior
e é exatamente isso que o ocidente os vem privando a anos, enquanto faz o contrario com o sul.
Eles só vivem sobre sanções econômicas porque querem, por "apoiarem" um ditador que f*** com o país deles. Vivem em prol de uma DITADURA agora nuclearizada, são acertadas sanções.
ExcluirDiferente como faz com o Sul? Obviamente, o Sul é uma democracia, é livre e não vive ameaçando atacar países soberanos com bombas nucleares enquanto o povo passa fome.
É muito mimimi de esquerdopata tentando legitimar uma ditadura genocida e um ditadorzinho louco.
Quem é você ou quem é os US para decidir o que é melhor pros Norte coreanos? o que sabe o ocidente da cultura asiática para decidir que espécie de governo eles devem ter?.
ExcluirA imensa maioria dos governos asiáticos são semi ditatorial ou ditaduras, talvez os povos da asia prefiram esse modo de governo ao invés da "democracia" imposta pelas armas dos americanos. A Coréia do norte é como um gato num beco acossado por um Pitbull se não rosnar e arrepiar o pelo vai morrer estraçalhado! esse é motivo das ameaças aos tais países soberanos.
Admiro o povo norte coreano por não se dobrar a vontade do estrangeiro que quer impor seu modo de vida para que suas multinacionais lucrem as suas custas.
Quantas pessoas morreram no Iraque ou no Afeganistão apenas para um executivo americano poder se sentar em um bar em Bagdá e beber uma Coca Cola enquanto decide o destino do petróleo do oriente?.
Quanto ao termo pejorativo que vc usou isso não me atinge porque tenho orgulho de meus ideais forjados com estudo da história humana e o respeito ao contraditório, e uma das idéias que eu mais gosto é aquela que fala do direito a autodeterminação dos povos.
Concordo com tudo que o Daniel disse.
ExcluirAé? Então o melhor para os norte-coreanos é viver passando fome sob a influência de um ditador?
ExcluirO povo da Ásia prefere viver numa ditadura? Se ta de sacanagem né? hahaha.
Ai começa aquele mimimi de "multinacionais lucrarem a suas custas".. Então vamos viver numa ditadura, passando fome, oras!
O povo norte-coreano é doutrinado, é enganado e não acesso ao mundo exterior, por isso apoiam a ditadurazinha.
Iraque, Afeganistão? Daniel, sempre que debato com você, você tenta desvirtuar o foco da discussão, colocando as guerras norte-americana no meio. Você deve ser um desses esquerdopatas que generalizam em tudo, se for anti-comunista, vocês rotulam de fascista, se for anti-PT, é tucano.
O papo aqui não é os EUA, então pare de encher linguiça e tentar agregar volume aos seus argumentos.
E lembre-se que o senhor só está aqui, defendendo a pseudo-ditadura-genocida norte-coreana porque você vive num país "democrático", que te da a possibilidade de ter acesso ao mundo exterior, e não te deixa passar fome em prol de uma ditadura.
Você certamente fecha os olhos para TODOS os problemas do comunismo, fecha os olhos para os genocídios, os mega-expurgos, os mortos políticos, os torturados e os desaparecidos.
A democracia não é perfeita mas até hoje ninguém inventou nada melhor.
Não defendo nenhum tipo de ditadura! eu tento ver sempre os dois lados da moeda e me irrito com a Hipocrisia que existe no mundo, as mesmas pessoas que dizem que o regime de Piong Yang é sanguinário defendem um ataque americano para riscar a Coréia do mapa, onde está o valor da vida humana?
ExcluirO mesmo País que quer evitar que a Coréia tenha armas nucleares cedeu inteiramente grátis 50 ogivas e forneceu tecnologia para a fabricação de misseis a Israel e ninguém nem mesmo a ONU da um pio sequer, aonde esta a coerência?
Eu não tenho meus olhos fechados meu amigo eu vejo tudo! tudo e além da cortina de desinformação e controle que a elite mundial nos impõem .
Elite mundial mimimimi EUA mimimi.
ExcluirTa difícil, heim?!
Não está defendendo a ditadura comunista? Oras, seus comentários deixam isso bem claro.
As mesmas pessoas ô CAC***! O Regime de PYONGYANG é sanguinário sim senhor, mas nem por isso, eu desejo que a CN seja riscada do mapa! Meu sonho é ver aquele povo LIVRE e próspero, como os Sul-coreanos! Eu quero que o PingPongUn seja riscado do mapa, esse sim.
O valor da vida humana não existe na Coreia do Norte, desculpe-me.
Mas de novo vai falar dos americanos? Encheção de linguiça. Mas, se isso te conforta, sou BRASILEIRO, e ao mesmo tempo que DETESTO comunista, não tenho a mínima simpatia pelo belicismo e beligerância norte-americano. Isso te conforta? Vai parar de falar em EUA?
Vai começar com mimimi de elite mundial também? Ô papinho chato e batido.
Se os EUA fossem usar suas armas atômicas o Iraque seria só um buraco no mapa, e o Afeganistão tbem... ou quem sabe a Coreia venceria uma guerra depois de 2.000.000 de soldados e civis mortos contra uns , quem sabe 50.000 estadunidense e uns 100.000 Sul coreano.
ResponderExcluirA Coreia do Norte não tem força para se projetar contra o Sul, muito menos com os americanos na região.
ResponderExcluirUma força aérea vetusta, composta por aeronaves da era soviética que quiçá jamais passaram por atualização (exceto os Mig29), uma marinha incipiente, capaz apenas de ações pontuais e o exército de 1,2 Milhões de famintos e uma economia que não passa de US$80Bilhões.
Talvez a maior ameaça ao Sul seriam suas armas de artilharia dispostas ao longo da fronteira, mas que serviriam só para uma primeira investida, pois logo seriam detectadas e neutralizadas pela ROKAF.
E eu não duvido nada que o Ping-Pong-Un seria louco o suficiente para detonar as nukes em seu próprio território.
Quanta bobagem...a era capitalofacista chega ao FIM ! Os EUA não podem guerrear contra o Mundo todo; seja economicamente, seja militarmente. Alguém sabe depois de tantas querras quem são os inimigos dos EUA ?? A "querra permanente levou os EUA a sua auto-destruição" e ninguém poderá salvá-lo.
ResponderExcluir“A potência dominante no mundo, mais dominante que qualquer outra desde Roma”.hoje, por todos os lados apontam-se “ameaças” exigem ação imediata, embora não se veja, por mais que se procure, inimigo de equivalente tamanho ou força. Por todo o mundo os militares dos EUA ainda reinam supremos, por praticamente qualquer critério de aferição que se use.Mesmo assim – caso alguém ainda não tenha percebido o paradoxo – em lugar algum do planeta os exércitos dos EUA conseguem fazer o que dizem que têm de fazer. Nenhuma missão cumprida. A única incipiente grande potência planetária rival, a China, acaba de lançar ao mar o primeiro porta-aviões, modelo ucraniano 1990 recauchutado. E não há ainda aviões para serem transportados pelo porta-aviões.Há outras singularidades nos militares dos EUA. Já conseguiram dividir o globo – a Terra inteira – em seis “comandos”. Com mais um “comando”, para o caso de terem esquecido alguma coisa, um Stratcom, Comando Estratégico, que comanda a terra, o inferno e o paraíso e mais um pouco; e ainda mais um comando, criado recentemente, exclusivamente para comandar o espaço ainda não ocupado,A Marinha dos EUA, com seus 11 porta-aviões movidos a energia nuclear para transporte de forças-tarefas, domina as ondas do planeta como antes, talvez, só a Marinha Britânica; e os céus planetários são controlados pela Força Aérea dos EUA, de modo absolutamente incontestável. (Apesar das várias guerras e conflitos, o último caso de avião norte-americano derrubado em combate aéreo parece ter acontecido em 1991, na Primeira Guerra do Golfo.) Em todo o sul global, praticamente não há espaço aéreo de país soberano que os drones de Washington não possam invadir para assassinar quem quer que a Casa Branca considere “ameaça” (e, portanto, assassinável).Todavia, na última década, os fracassos é a regra. Se isso é ruim ou bom para o mundo, é tema de outra discussão. (parte do texo retirado do site abaixo o link, caso não seja permitido pelo moderador desculpe-me e entenderei a exclusão.
Excluirhttp://revistaforum.com.br/blog/2012/10/eua-potencia-militar-destemperada/
Ao Anonymous entusiasta fanático da falsa democracia ocidental - vc trocou um mito mentiroso por outro, já ouviu falar em plutocracia? Aprenda o que é plutocracia e saberá bem o quanto é mentirosa o que vc sonha e defende com fervor chamando de democracia, apesar q seu fanatismo provavelmente não o fará compreender. O comunismo é uma completa piada, como também é piada sair levando ao pé da letra qualquer discurso político. O isolamento da Coreia do Norte tem nada haver com ditadura, ou vc é tão alienado demais e não percebe todas ás ditaduras espalhadas pelo mundo (principalmente no oriente médio e China q tem amplas relações com o ocidente será q vc é tão alienado que não percebe isso)? A Coreia do Norte tem uma economia fechada é obvio q sofre embargos, não existe o ditador louco vs a democracia do sul, existe a economia retrograda,. alienada e ultrapassada da Coreia do Norte vs uma economia aberta e realista da Coreia do Sul apenas isso, o resto é conto de fadas.
ExcluirMimimi tentando desqualificar a democracia, rs.
ExcluirVocê utilizou tanto a palavra "Alienado", aprendeu hoje?
A China tem amplas relações com o ocidente, porque só é comunista internamente, os membros do PC já viram como é bom ter dinheiro no Bolso.
O ISOLAMENTE DA COREIA DO NORTE TEM HAVER COM A DITADURA COMUNISTA SIM, ASSIM COMO os doidinhos anti-democráticos de Cuba. Me fale qualquer país do OM que ameace seu vizinho rico e próspero com armas nucleares.
É tão engraçado, ver o pessoal proveniente do péssimo sistema educacional, que não são ensinados, são DOUTRINADOS por professores comunistas, que ensinam o marxismo e o comunismo como a 8ª maravilha do mundo, tentando defender uma ditadura comunista de qualquer modo.
Não existe o ditador louco? Ping-Pong-Un é o que então? Um presidente eleito democraticamente? Faça-me o favor!
E no mais, aprenda a dar "Reply", num comentário, pois você retrucou a pessoa errada. Patético.
KKKKKKK vc me fez rir de verdade aqui, onde eu defendi o comunismo? KKKKKKKKKKKKKKK
ExcluirApenas falei a verdade ooo seu conto de fadas democracia não existe sabia não? A pq será em nosso mundo democratico rouba leite para matar fome vai preso, rouba milhões anda de iate é nossa grande democracia ocidental, sabe a Europa faliu de tanta honestidade não é mesmo? Eu defensor do comunismo essa é boa kkkkk, nossa eu aqui com uma camiseta do boston celtics virei defensor do comunismo? KKKKKKK é cada figura que vemos por ai
P.S: o reply não tinha ido mais expliquei bem quem eu respondi a vc não entendeu isso? Nossa que patético fui em kkkk, apresente algum argumento sério em vez das asneiras que fala ai conversamos mais sério.
ExcluirVish heim fio? ta difícil o negócio ai.
ExcluirAprenda a ler um texto e entenda o contexto em que foi utilizado, eu não falei de VOCÊ, mas generalizei os que aqui estão.
Agora você quer colocar problema de LEI, na democrácia? Vai catar coquinho, cara.
Pegue qualquer país sério como exemplo, se você roubar milhões você vai preso! Ao contrário do Brasil, onde a culpa não é da democracia e sim das LEIS!
Se você roubar leite, você está cometendo um crime, e merece a coerção da lei, assim como quem rouba milhões. No mais, pare de utilizar o "kkk" nos argumentos, que isso nos induz a pensar que é uma criança que está do outro lado.
A Europa faliu por conta da democracia? O Brasil então vai falir, e todos os países democráticos? Cara, seu senso argumentativo me da NOJO!
Fala tanta m**** sobre "falsa democracia ocidental", e está no ocidente, num país democrático e utilizando livremente a Internet.
Em relação ao texto, é para rir ou dá gargalhadas? Engraçado sempre dizem q que tem uma ameaça, ai vem os mocinhos da mídia (leiam EUA, Grã-Bretanha e França), e derrotam essa suposta ameaça terrível, sempre chamado de ditador, tirano etc... ai vem um monte de gente e diz q essas ameaças eram ditaduras, tiranas e o 4... a quatro, sendo que essas supostas ameaças não atacam ninguém, enquanto que EUA, Grã-Bretanha e França fazem toda hora guerra, mais eles são os mocinhos das humanidade numa luta eterna de bem vs mal, é para rir ou dar gargalhada de quem cai nesses conto de fadas?
ResponderExcluirA única loucura do regime norte coreano, e não ter aprendido com a história, por mais f...d...p... q seja um sistema se ele é o mais forte e mais rico se une a ele e pronto, ou faz isso ou se ferra a lógica é simples, mais que nem disse um filosofo argentino quem não aprende com a história está arriscado a repeti-lá. Na política vemos isso sempre.
"sendo que essas supostas ameaças não atacam ninguém"
ExcluirA Corveta sul coreana que o diga, e também aquela cidadezinha da Coreia do Sul que foi atingida por uma salva de mísseis de artilharia norte-coreana.
E ás suas adoradas democracias de contos de fadas dos EUA, França e Inglaterra atacaram quantos até hoje em? Verdade que cachorro que late não morte então a Coreia do Norte late, ás democracias fajutas do trio ocidental citados mordem essa é a diferença.
ExcluirAnonymous, morre.
ExcluirEles disse que a ditadura boazinha da Coreia do Norte não ataca ninguém, e eu refutei esse argumento.
Se atenha a contra-argumentar isso, não coloque as guerras do ocidente no meio. Quer legitimar o afundamento de uma corveta e o ataque a uma cidadezinha de um país soberano? Sério mesmo?
Engraçado é uma coisa: o Kadafi era um suposto ditador louco tamém, só que abriu mão de seu programa nuclear, abriu-se a investimentos estrangeiros (mais não entregou o petróleo de bandeja por isso está morto com seus restos mortais desaparecidos e levou pedaço de ferro no anus antes de morrer e teve 3 filhos e alguns netos assassinados na guerra só isso custou a ele). Mais era um ditador louco (segundo a mídia e seus entusiastas), mesmo investindo muitos bilhões em bancos ocidentais que ironicamente ajudou a combater a crise (principalmente na França, e logo na França onde financiou a campanha de Sarkozi, grande recompensa a França deu a ele pelos 5 bilhões de euros para o banco central franc~es não é mesmo?). Apesar de toda aproximação ou tentativa com o ocidente, os seus valorozos 47 bilhões de barris de petróleo que valem á bagatela de uns 5 trilhões de dólares nos preços atuais, pronto criaram uma revolução colorida bonitinha e mataram ele). Agora o Kim Jong Un também é um ditador louco fazendo todo o contrário do Kadafi. Então podemos chegar a simples conclusão lógica: quem não se vende é um ditador louco entenderam ou precisa desenhar?
ResponderExcluirA guerra do Iraque gerou mais de 1.200 mil mortos e quase 4 milhões de refugiados,
Excluirquando vão culpar o ocidente por essas mortes assim como eles culpam os loucos ditadores pelas mortes que ocorrem em seus países?.
O mais engraçado dessa história, que a maior parte da repressão nesses países dos supostos doidões no poder hahaha, ocorrem depois de instigarem levantes nesses países, a guerra civil da Líbia matou mais que 42 anos de poder do Kadafi, detalhe durante 7 meses a OTAN bombardeou a Líbia, na cabeça de pessoas como o anônimo acima entusiasta da mídia tipo VEJA, para pessoas como ele a OTAN tem o direito de matar todos que apoem um governante, e quem morrer pelo caminho é efeito colateral de guerra, mais se esse mesmo governante matar seus inimigos e quem esteja pelo caminho a ele é tirano, ditador, etc... engraçado não é? Um governante mal por mal, faz alguma coisa pelo seu país, a Líbia tinha uma qualidade de vida decente,já os bonzinhos do ocidente fizeram o que até hoje pela Líbia além de despejarem, bombas, sanções e agora pegar o petróleo? Culpado não são quem conspira e sim os trouxas que acreditam neles.
ExcluirO mais engraçado de tudo, que os governos ocidentais, não se preocupam com coisas sérias como: fome na África, AIDS onipresente na África, crime organizado deitando e rolando no quintal ocidental (será que os entusistas da mídia ocidental sabem que os EUA e Europa são os maiores cheiradores de cocaína no mundo, usuários de heroína, e outras drogas, sabia disso anônimo? A isso vc não vai ler na veja nem ver no jornal nacional terá que pesquisar. Mais mesmo assim nossa democracia está preocupada apenas com coisas futeis sabem como defender o direto de feministas ficarem nuas em templos religiosos (sabem o atentado violento ao pudor acabou no ocidente), se preocupam em ás pessoas fecharem transito para pegarem faixas e sonharem com o fim da corrupção (sendo que o povo por si só é bem corrupto e se vendeo por trocados),e sobre tudo estão preocupados em quem elegeremos, para colocarmos homens como:FHC, Bush, Sarkozy, Chavez, entre outras topeiras no poder de países, nossa democracia é algo sério nossa fico encantado com tamanha seriedade.
ExcluirP.S: quem não goste de ironias não me leve á mal, mais fica difícil debater algo tão obvio serio com certas mentes que vemos por ai.
Tem que se levar em conta apenas alguns detalhes, mentiras e hipocrisias aparte da demo$$$$cra$$$cia$$$, temos que admitir que o regime norte coreano vem fazendo ameaças sérias, se não fosse os EUA está recuado e claramente borrado, já teria atacado a Coreia do Norte, vão esperar o que para ver se ás ameaças são sérias ou não, levarem uma bomba atômica na cabeça? Essa situação está até ridícula para os EUA que todo mundo vê que está com medo de atacar quem veio ameaça-lo o mais ridículo disso tudo que os EUA sempre ataca quem não representa nenhuma ameaça a ele, quando alguém o ameaça paga para ver? O regime norte coreano é louco ou o sistema ocidental é frouxo e mercenário? Repararam que França, Reino Unido, Canadá e todos aliados dos EUA caíram fora nessa briga com a Coreia do Norte, quem ofereceu ajudar atacar até agora? Que a Coreia do Norte é o adversário mais forte das últimas décadas para os EUA isso não é novidade para ninguém exceção os muito leigos mais que está ridículo a frouxidão dos EUA nessa disputa está, o Kim ameaçou várias vezes atacar os EUA e apontou seus mísseis, quer maior provocação de guerra do que isso?
ResponderExcluirFato!!!!!
ResponderExcluirOs americanos sempre tiveram Horror a um grande numero de baixas, sempre procuraram lutar suas guerras em teatros mais "suaves".
ResponderExcluirNa segunda guerra enquanto o exercito de Hitler deitava e rolava na Russia, Stalin implorava a Roosevelt a abertura de uma nova frente de batalha no oriente para aliviar a pressão que suas tropas sofriam, em vês disso os americanos preferiram desembarcar no norte da africa onde só encontrou uma meia duzia de tropas coloniais da França de vichy que não impuseram qualquer resistência; Depois cheios de sí com a vitória fácil foram dar uma mão para os ingleses que tomavam uma surra de uma diminuta divisão panzer alemã comandada por um obscuro general alemão na época, e foi aí que o bicho pegou.