O projeto indiano para a construção de 6 submarinos convencionais Scorpène de origem francesa está em curso em Mumbai, nas instalações do estaleiro indiano Mazagon Dock Limited. No entanto, uma nova avaliação mostrará que o programa será atrasado em mais 18 meses, uma vez que os consultores espanhóis do estaleiro Navantia ‘abandonaram’ o empreendimento.
De acordo com fontes indianas, o estaleiro Mazagon Dock Limited infomou à Marinha Indiana que o projeto seria adiado em 18 meses a partir de 2015.
Indo pelas últimas projeções do Mazagon Dock Limited, o primeiro submarino Scorpène indiano estaria pronto para indução no final de 2016. Quanto o contrato foi assinado, em 2005, o primeiro submarino era para estar pronto em 2012. No entanto, o atraso seria muito maior de acordo com acontecimentos nos últimos dias.
Consultores do estaleiro espanhol Navantia, deixaram o projeto nos últimos dias. O acordo de assistência técnica entre a Índia e Navantia, parceiro francês no consórcio, expirou em 31 de março, disseram as fontes. Como o estaleiro Mazagon Dock Limited não obteve a aprovação do Ministério da Defesa para a renovação do contrato, cerca de 10 consultores espanhóis que trabalhava no projeto deixaram a Índia. Isso poderia aumentar ainda mais o atraso do projeto, disseram as fontes.
De acordo com a mídia indiana, altos funcionários do estaleiro francês DCNS deverão reunir-se ainda essa semana com a cúpula do estaleiro indiano e deverão oferecer os trabalhos dos seus próprios funcionários em um novo contrato de assistência técnica.
Atualmente a Índia opera 10 submarinos convencionais desatualizados da classe Kilo, de origem russa, e 4 submarinos também convencionais da classe Type 209 de origem alemã. A Marinha India também opera o submarino INS Chakra, submarino esse que foi alugado junto ao governo russo.
O projeto Scorpène, um dos maiores contratos militares assinados pela Índia até agora, foi concluído em outubro de 2005. Ao longo dos anos, o projeto sofreu vários atrasos. Originalmente, o primeiro submarinos era para ter sido entregue em 2012. No entanto, por causa de complicações e de dois anos de atrasados na celebração de contratos relacionados com o material a ser adquirido pelo Mazagon Dock Limited e por conta disso o projeto foi adiado em 3 anos.
Entrega até o final de 2013
Os cascos para todos os seis submarinos, feitos de aço fornecido pela divisão francesa da ArcelorMittal, já estão sediados em Mumbai e a aparelhagem dos equipamentos e sistemas esta em andamento. Como os espanhóis teriam que prestaram consultoria com a parte do casco e ele s já não estão mais na Índia, o projeto tem que ser interrompido.
De acordo com as novas estimativas, o primeiro submarino estará pronto para o comissionamento até o final de 2016. E, então, um novo submarino poderia estar produção para indução a cada 9-12 meses.
De acordo com as atuais projeções, os últimos dois submarinos terão sistemas propulsão independente de ar (AIP por sua sigla em inglês), o que ajudaria os submarinos a permanecerem submergidos por 3 semanas, tornando assim exposições à superfície muito raras, uma vez que não iria recarregar suas baterias.
A DRDO (Defence Research and Development Organisation) da Índia está construído um sistema AIP nacional, com auxílio do estaleiro DCNS. As avaliações iniciais acerca desse sistema indianas são boas, mas o sistema só provém duas semanas de autonomia.
Na questão dos submarinos, o Brasil deu uma aula para os indianos.
E tem se q tomar cuidado p q os mesmos ñ apresentem os mesmos defeitos q tinham os subs escopenes da Malásia e do Chile....olho BRASIL.Sds.
ResponderExcluirProblemas por problemas, até o Type 212 alemão teve e aí? Mas ninguém discorda que ele é o melhor submarino convencional do mundo na atualidade. O Chile não teve muitos problemas. Aliás, nem lembro de problemas nos Scorpène chilenos.
ExcluirO caso da Malásia é diferente, onde houve caso de corrupção.
Ah, e diferentemente do que você pensa, que fabricará os nossos submarinos será o próprio Brasil.
ExcluirMichel, não eram esses mesmos submarinos que o Brasil pretende adquirir da França?
ResponderExcluirO Brasil não pretende, o Brasil comprou 4 submarinos dessa classe, onde o primeiro submarino da série, o Riachuelo, esta sendo construindo em Saint-Nazaire, Pays de la Loire, França.
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