quinta-feira, 21 de março de 2013

Rússia construirá um total de 7 submarinos nucleares da classe "Yasen"

K-329 Severodvinsk

A Rússia construirá um total de 7 submarinos nucleares de ataque da classe "Yasen" (Project 885), revelou ontem (20) o chefe do Malakhit Design Bureau, Vladimir Dorofeyev.

Por várias vezes o Ministério da Defesa da Rússia e as empresas do complexo militar-industrial informaram de seriam construídos 5, 6, 8 e 10 unidades dessa classe.

"Agora, o primeiro submarino da classe (o Severodvinsk), passa por testes de mar pelo fabricante e ainda esse ano ele deve ser aprovado pelo Ministério da Defesa. O Segundo submarino (o Kazan) está em construção no Sevash. Nós iremos construir 5 submarinos da série modernizada (Project 885M)", disse Dorofeyev, acrescentando os submarinos do Project 885M tem significativas mudanças, uma vez que suas armas e outros sistemas são mais avançados.

Os submarino nuclear multifuncional K-329 Severodvinsk foi posto em quilha em 1993 e, é o navio insígnia do Projeto 885 Yasen, classe essa que terá no mínimo 8 modernos submarinos. Atualmente mais um submarino dessa classe, o Kazan está sendo construído. Um terceiro submarino, ainda sem nome, poderá ter iniciada a sua construção ainda esse ano.

O K-329 Severodvinsk mede 119 metros de comprimento, desloca 8.600/13.800 toneladas, desenvolve uma velocidade de 16/31 nós e poderá mergulhar até 600 metros de profundidade. Sua tripulação é constituída de 90 homens e seu armamento incluí mísseis de cruzeiro, torpedos, mísseis antinavio, torpedos e minas. O segundo submarino, o Kazan, está sendo construindo nesse exato momento no estaleiro Sevmash, em Severodvinsk, uma cidade do norte da Rússia, e esperado para entrar em serviço na Marinha Russa em 2015.

Segundo Dorofeyev, o inicio da construção do terceiro submarino dessa classe ainda não foi estabelecida. O mesmo deverá se chamar "Ufa".

"Esta é, um certa medida, uma questão política", disse Dorofeyev acerca da construção do terceiro submarino da classe Yasen, acrescentando que o Malakhit Design Bureau pode começar a construir o novo submarino no dia seguinte após a assinatura do contrato.

12 comentários:

  1. Michel, se os akula sao dos mais silenciosos submarinos nucleares do Mundo, senao muito provavelmente os mais silenciosos, nem quero ver como será com o Yasen, embora eu nao saiba o quanto evolui o nível de ruído entre as duas classes.

    ResponderExcluir
  2. Akula até pode ser o mais silencioso , porem... os meios de detecção também evoluem..

    O jogo de gato e rato entre russos e americanos nas profundezas do oceano é mais estratégico que do "mais silencioso".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não evoluíram do lado ocidental não, tão é verdade que os oficiais da Marinha Americana chamaram os sistemas de sonar americanos de obsoletos.

      Excluir
    2. Os suecos possuem ótimos sonares.

      Os americanos estão desenvolvendo drones para caçar submarinos. Imagino que uns 100 drones "passeando" pela costa americana vão complicar a vida dos russos.

      Excluir
    3. São tão bons que os submarinos russos pintam e bordam no Mar da Noruega, no Mar do Norte e no Báltico.

      Excluir
  3. Nem quero saber de submarinos russos, o que interessa é essa notícia: Exército aprova diretrizes para aquisição e implantação do Sistema Antiaéreo Gepard no Brasil e que segundo o site http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/GEPARDEB.pdf , os alemães terão assegurados anos de contrato de manutenção sobre essas peças de segunda-mão. Então, vale a pena adquirir o sistema Guepard?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já dei minha opinião em outro tópico acerca desse assunto.

      Excluir
  4. Michel, pfvr, n entendo muito de submarinos, gostaria q vc m explicasse: hoje, qual seria a melhor classe de submarinos russos: a borey ou a yansen? e qual seria a diferença entre elas? pergunto realmente como um leigo no assunto -- entendo um pouco mais somente de caças -- mas gostaria muito de saber.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os submarinos são para finalidades diferentes. A classe Borey é de submarinos lançadores de mísseis, enquanto a Yasen é de submarinos de ataque.

      Excluir
    2. entendo. obrigado Michel, abraços!

      Excluir
  5. Informante, os Yasen carregam Bulava? E qual classe pode alcançar maior profundidade? Quando se fala 600 metros de profundidade isso seria o máximo mesmo ou ele pode chegar a mais metros? Acho que li aqui no blog que a profundidade que um sub aguenta é o dobro da divulgada. Isso confere?

    Abs
    Jimmy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente os submarinos estratégicos lançadores de mísseis podem transportar ICBMs, como o Yasen é um submarino nuclear de ataque, ele não pode carregar esse tipo de armamento.

      Sobre a profundidade que um submarino pode mergulhar, isso é muito relativo, mas esse tipo de submarino não pode mergulhar a 1.200 metros.

      Excluir