quinta-feira, 21 de março de 2013
Índia realiza com êxito o primeiro lançamento subaquático do BrahMos
Ontem, quarta-feira (20), a Marinha Índia realizou com o êxito o primeiro lançamento subaquático do míssil de cruzeiro supersônico BrahMos, comunicou a empresa russo-indiana BrahMos Aerospace.
"Um míssil BrahMos em versão de lançamento submarina foi lançado com êxito hoje as 14:10 do horário local desde uma plataforma submergida na Baía de Bengala, próxima a costa de Visakhapatnam", dizia a nota de imprensa da empresa BrahMos Aerospace.
Segundo a empresa, o míssil foi lançado verticalmente, saiu d'água e se dirigiu até o alvo designado. O vôo foi controlado por equipamentos de telemetria instalados em navios da Marinha Indiana.
De acordo com um porta-voz da empresa, os mísseis BrahMos já estão plenamente preparados para a instalação nos submarinos convencionais indianos da classe P75 Scorpene.
Os mísseis de cruzeiro supersônicos BrahMos, nos arsenais do Exército Indiano desde 2005, pesam 2.550 kg e mede 8,3 metros. Seu vôo tem duas etapas, se utilizam de combustível sólido, tem alcance de 290 km e podem portar ogivas de até 300 kg.
Tai, bem que poderíamos instalar esses mísseis nos nossos submarinos Scorpenes também.
ResponderExcluirO que você acha disso hein Michel?
Pra que modificar nossos Scòrpene, se podemos utilizar um dos melhores mísseis subaquáticos do mundo, o Exocet SM39?
ExcluirO Michel, o Brahmos e supersônico...o Exocet SM39 pelo q sei ñ é...ou estou enganado? Sds.
ResponderExcluirSe não me engano ele é subsônico (SM39)..mesmo assim acho que o SM39 é mais eficaz (no momento) por ser um míssil já testado e operacional com eficiência comprovada. Já o BrahMos na sua verção para (Submarinos) está no caminho certo e promete ser um míssil muito eficaz...
ExcluirAss: Strike
O Exocet é supersônico.
Excluir