quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Artesh apresenta as últimas versões dos tanques Zolfaqar e Samsam


O Artesh (Exército Iraniano) apresentou na última segunda-feira (4) uma versão modernizada do tanque de batalha Zolfaqar e outra versão modernizada do tanque Samsam, esse último uma variante avançada do M60A1 americano.

Os novos tanques foram apresentados pelo comandante do Artesh, o brigadeiro-general Ahmad Reza Pourdastan. Porém, outros comandantes iranianos, bem como oficiais também marcaram presença na cerimônia.

A cerimônia foi apenas uma das várias comemorações do “Ten-Day Dawn”, data que marca a vitória dos revolucionários iranianos sob o regime do regime Pahlavi. O Ten-Day Dawn tem inicio em 1º de fevereiro, dia histórica que marca o retorno do Imã Khomeini ao país do exílio. As comemorações acabam em 11 de fevereiro, data que comemorada a vitória da Revolução Islâmica.

Em meados de janeiro, Pourdastan disse que o Irã vai começar a produção em massa de tanque Zolfaqar modernizados após a aprovação do Estado-Maior-General das Forças Armadas Iranianas.

Pourdastan havia dito que o Irã continuou modernizando os tanques Zolfaqar em uma tentativa de melhorar as suas capacidades contra ameaças modernas.

“Cada dia nós trabalhamos em uma nova versão dos tanques Zolfaqar para que o tanque possa manter sua eficiência no campo de batalha e na defesa de terra”, disse Pourdastan em setembro de 2012.

“Nós certamente fazemos mudanças nos tanques Zolfaqar de acordo com as ameaças para prepara-lo e torna-lo um tanque avançado, de acordo com as necessidade de nossos campos de batalha”, acrescentou Pourdastan à época.

O Zolfaqar é a segunda geração de tanques de batalha iranianos. Os protótipos do tanque foram avaliados em 1993. Seis semi-industriais protótipos foram produzidos e testados em 1997.

O tanque tem a característica própria em forma de caixa, em aço soldado e uma torre totalmente desenhada no Irã. O Zolfaqar pesa cerca de 36 toneladas e tem um motor a diesel de 780 hp.

O tanque está armado com um canhão de 125 mm 2A46, que equipado com extrator de gases. Seu armamento secundário consiste de uma metralhadora coaxial de 7.62mm e uma de 12.7mm.

Zolfaqar-2 é um tanque protótipo que ainda está sendo testado. O Zolfaqar-3 também apresenta consideráveis melhorias para o sistema de controle de fogo, chassis, motor e canhão principal, com um carregador automático de 125mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário