terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Foguete russo “Rokot” colocará em órbita 3 satélites militares


O foguete russo leve Rokot colocará em órbita três satélites militares, informou ontem (14) o porta-voz das Tropas de Defesa Aeroespacial da Rússia (Kosmicheskie Voyska Rossii em russo transliterado), o coronel Alexei Zolotukhin.

“O foguete já está instalado na rampa de lançamento na base espacial de Plasetsk (norte da Rússia). Deverá colocar em órbita três satélites Kosmos”, precisou Zolotukhin.

Inicialmente, o Rokot deveria ser lançado no começo de dezembro passado, mas o lançamento foi proposto para 15 de janeiro devido a um “defeito” no blog acelerador Briz-KM.

O veículo de transporte espacial leve Rokot é uma versão modificada do ICBM RS-18 (SS-19 Stiletto). Ele utiliza os dois estágios impulsionadores baixos do ICBM, em conjunção com o estágio impulsionador alto Briz-M para cargas comerciais.

De acordo do Ministério da Defesa da Rússia, um total de 16 Rokot foram lançados a partir de Plesetsk, desde o seu primeiro lançamento em 16 de maio de 2000.

Contudo, os lançamentos do Rokot foram suspensos por cerca de 18 meses após um Rokot, lançado em 01 de fevereiro de 2011, não ter conseguido decolar com um satélite militar Geo-IK-2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário