sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Exército Russo diz adeus ao “ushanka”

Em segundo plano, atrás do operador Spetsnaz, um oficial do Exército Russo faz uso do ushanka  

O Exército Russo não irá mais usar “ushanka” – aquele gorro em pele de urso que protege as orelhas do rigoroso inverno russo – em favor de novos gorros modernos, gorros esses que fazem parte do novo uniforme militar, disse hoje um alto oficial que trabalha na empresa que confecciona os novos uniformes militares.

Os infantes deverão receber gradualmente os novos uniformes em 2014. Os novos uniformes foram projetos pelo BTK Group, com sede em São Petersburgo.

O novos gorros de inverno substituirão os ushankas, uma vez que serão mais adequados para o uso com capacete balístico ou dispositivos modernos de comunicação, disse o presidente vice-presidente do BTK Group, Temerlan Darsigov.

“O conjunto de uniformes de combate do Exército é composto de 19 itens, incluindo 3 paredes botas, inclui 8 camadas, que irá fornecer o soldado melhor conforto, dependendo das condições de tempo e missão”, disse Darsigov.

O novo uniforme tem um casaco de lã, uma jaqueta, calçados de inverno para temperaturas congelantes, uma balaclava e um capacete.

Os uniformes são feitos com os mais modernos tecidos e materiais e podem ser usados em temperaturas de -40º.

No inicio dessa semana, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que os soldados russos também se livrariam de outro acessório obsoleto, o “portyanki”. O portyanki se assemelham e muito com ataduras e serviam para envolver os pés dos soldados russos afim de protege-los do frio. Isso fazia com que os soldados usassem botas pesadíssimas. O portyanki será substituído por meias especiais.

Um comentário: