quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Artesh revelará em breve uma versão modernizada do MBT Zolfaqar

Zolfaqar-3 

O Comandante do Exército Iraniano (Artesh), o brigadeiro-general Ahmad Reza Pourdastan, disse que o Artesh planeja exibir a versão modernizada do tanque de batalha Zolfaqar em um futuro próximo.

“O sistema de controle de tiro e o estabilizador foram otimizados e será apresentado nas próximas duas semanas”, disse ontem (15) Pourdastan em coletiva de imprensa em Teerã.

Pourdastan disse que a nova versão do Zolfaqar passou por comparação com um dos tanques de batalha mais avançados fabricados pelas potências orientais e tem mostrado capacidades cada vez melhores.

O Irã começará a fabricação em massa dessa versão modernizada do Zolfaqar após aprovação do Estado-Maior Geral das Forças Armadas Iranianas, disse o comandante do Artesh.

Pourdastan havia dito anteriormente que o Irã continua otimizando os tanques Zolfaqar em uma tentativa de melhorar as suas capacidades contra ameaças modernas.

“Cada dia nós trabalhamos em uma nova versão dos tanques Zolfaqar para que o tanque possa manter sua eficiência no campo de batalha e na defesa de terra”, disse Pourdastan em setembro do 2012.

“Nós certamente fazemos mudanças nos tanques Zolfaqar de acordo com as ameaças para prepara-lo e torna-lo um tanque avançado, de acordo com as necessidade de nossos campos de batalha”, acrescentou Pourdastan à época.

O Zolfaqar é a segunda geração de tanques de batalha iranianos. Os protótipos do tanque foram avaliados em 1993. Seis semi-industriais protótipos foram produzidos e testados em 1997.

O tanque tem a característica própria em forma de caixa, em aço soldado e uma torre totalmente desenhada no Irã. O Zolfaqar pesa cerca de 36 toneladas e tem um motor a diesel de 780 hp.

O tanque está armado com um canhão de 125 mm 2A46, que equipado com extrator de gases. Seu armamento secundário consiste de uma metralhadora coaxial de 7.62mm e uma de 12.7mm.

Zolfaqar-2 é um tanque protótipo que ainda está sendo testado. O Zolfaqar-3 também apresenta consideráveis melhorias para o sistema de controle de fogo, chassis, motor e canhão principal, com um carregador automático de 125mm.

3 comentários:

  1. Michel mostrando aqui pra vc em primera mao
    http://www.youtube.com/watch?v=xbGx6fcgxSU&NR=1
    vc nunca posto nada sobre iso aqui . entao de uma olhada ai

    ResponderExcluir
  2. Em primeira mão? rs

    Aqui no blog uma notícia dessa envergadura não passa despercebido. Você nunca viu essa notícia porque nunca pesquisou:
    http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2011/06/o-uso-do-novo-robo-de-guerra-russo-pode.html

    ResponderExcluir
  3. Procure por "MRK-27 BT" no Google e verá que meu artigo aparece como o terceiro da lista, porém é o melhor.

    ResponderExcluir