quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Rússia terá submarinos nucleares de 5ª geração em 2030


A produção em série de submarinos nucleares de quinta geração da Federação Russa começará em 2030, assim garantiu nessa quarta-feira (19) o comandante da Armada Russa, o almirante Viktor Chirkov.

Atualmente a Marinha dispõe de submarinos de terceira geração e logo eles serão substituídos por submarinos de quarta geração. A Rússia está prestes a colocar em operação um submarino nuclear estratégico e outro de ataque de quarta geração, um do Projeto 955 Borey e o outro do Projeto 855 Yasen respectivamente.

Segundo a Interfax, que cita o almirante Chirkov, a Marinha Russa pode colocar em operação até o final do ano o submarino estratégico Yuri Dolgoruky. “Assuntos finais sobre a conclusão da fase final dos testes dos sistemas individuais ainda são tratados. A certificação da aceitação poderá assinada até 30 de dezembro”, disse Chirkov.

Falando sobre a classe de submarinos nucleares de ataque do Projeto 855 Yasen, Chirkov disse que o submarino insígnia dessa classe, o Severodvinsk, entrará em serviço em 2013. Segundo Chirkov, o Severodvinsk passa por grandes testes e testes de grande escala. Em novembro passado o submarino Severodvinsk realizou pela primeira vez um disparo de um míssil de cruzeiro do tipo Kalibr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário